INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA BOM PASTOR – CHAPECÓ, SC

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Angela Campagnolo

Resumo

A escola desempenha um papel importante na formação do aluno, para tanto, precisa de professores capacitados e habilitados para exercer essa função. Dessa forma, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem ao encontro das necessidades dos acadêmicos bolsistas que possuem interesse em futuramente ministrar aulas. Esse programa tem como objetivo vivenciar na prática o cotidiano do processo ensino-aprendizagem em sala de aula e também o conhecimento das funções pedagógicas necessárias para a formação docente. As atividades do programa são realizadas na escola com a participação de cinco acadêmicos bolsistas, que realizam monitoria na disciplina de Educação Física e acompanham participando de todo o processo de ensino-aprendizagem, como reuniões pedagógicas, conselho de classe e demais projetos do calendário escolar, totalizando oito horas semanais para cada acadêmico. Durante as aulas, os bolsistas colaboram na elaboração, explicação e orientação das atividades de acordo com as solicitações do supervisor. Destaca-se a realização de projetos de intervenção, entre eles: Projeto Dia dos Pais – organizou-se um dia de lazer em forma de oficinas lúdicas, em que pais e filhos brincaram juntos; Projeto Festa Junina  – compreendeu ensaio de coreografias das danças folclóricas durante as aulas e apresentação no dia da festa; Projeto Medidas Antropométricas – momento da avaliação, após compilação e análise dos dados, foi apresentado aos alunos por meio de palestra que abordou os resultados e orientações sobre alimentação saudável. Conclui-se que o PIBID contribui com a formação docente do acadêmico e viabiliza ao professor supervisor recursos fundamentais para o desenvolvimento de aulas e atividades mais dinâmicas e prazerosas.

Palavras-chave: Educação Física. Iniciação à docência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., & Campagnolo, A. (2015). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA BOM PASTOR – CHAPECÓ, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8059

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>