JOGOS ADAPTADOS: UMA ALTERNATIVA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Franciele Arcari

Resumo

Atualmente, observa-se uma mobilização na educação sobre o novo modelo escolar, que se baseia na inclusão de alunos que apresentam necessidades especiais, nas salas de aula do ensino regular. Esse modelo faz com que a escola reflita sobre esse novo protótipo, que vai desde o convívio desses alunos em um espaço comum até a reestruturação do trabalho pedagógico da escola. Por esses motivos, objetivou-se, com este estudo, investigar os sentidos e os significados das atividades inclusivas nas aulas de Educação Física para os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola Estadual de Educação Básica Druziana Sartori, do Município de Chapecó, SC. A população deste estudo compreende 100 alunos com idades entre 8 e 14 anos, de ambos os sexos. A amostra conta com 50 alunas do sexo feminino e 50 alunos do sexo masculino. A coleta de dados aconteceu em um primeiro momento com a intervenção da prática de jogos adaptados, após, os alunos construíram os textos em um processo interdisciplinar com a professora de Língua Portuguesa; esses textos e o diário de campo realizado pela acadêmica a partir do roteiro de observação serviram como instrumento de pesquisa.  Os resultados parciais mostram que os alunos com e sem deficiência interagem de forma satisfatória, respeitando-se em relação às suas diferenças físicas e intelectuais, e se conscientizam da necessidade da solidariedade e dos momentos de intervenção para a efetivação do processo de conscientização.

Palavras-chave: Jogos adaptados. Educação Física. Inclusão.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., & Arcari, F. (2015). JOGOS ADAPTADOS: UMA ALTERNATIVA PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8053

Edição

Seção

Chapecó - Extensão