TERCEIRA IDADE: UM NOVO PANORAMA UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Leonora Vidal Spiller UNOESC
  • Alisson Cozzer Junior UNOESC
  • Letícia Carolina Chaves UNOESC
  • Dirceu Luis Minella UNOESC

Resumo

O constante aumento da população idosa no Brasil traz consigo uma série de particularidades a serem estudadas e compreendidas, a fim de proporcionar meios visando a uma maior qualidade de vida e bem-estar aos envolvidos. Essa necessidade guiou o objetivo geral do estudo, de identificar características relacionadas à interação social com acadêmicos da Universidade da Melhor Idade de Chapecó (UMIC), por meio da aplicação de técnicas de grupo. Como método, realizou-se a formação de um grupo focal, de caráter qualitativo, cujo instrumento de coleta de dados ocorreu na forma de técnicas de dinâmicas de grupo, as quais foram estruturadas e efetivadas pelos pesquisadores. Os dados coletados foram transcritos, o que possibilitou uma análise interpretativa dos resultados, buscando evidenciar aspectos implícitos no discurso dos participantes. Como resultados, percebeu-se uma série de fatores que fazem parte das relações e vivências das pessoas da terceira idade e que influenciam em suas posteriores tomadas de decisão e convívio, como a autonomia do idoso na contemporaneidade, o conflito entre gerações, as imposições da lei e a realidade, a interpretação equivocada de utilidade social e a necessidade de diálogo. As conclusões referem-se principalmente à percepção de que as práticas educativas e interativas com a população idosa fornecem uma série de elementos importantes que contribuem para a participação de tal população com a sociedade, assim como à necessidade de uma visão holística e reflexiva dos profissionais que mediam as relações de ensino/aprendizagem, buscando sempre gerar a maior gama de subsídios para promover o bem-estar e a qualidade de vida dos envolvidos.

Palavras-chave: Psicologia. Terceira idade. Interação social. Universidade da Melhor Idade.

Biografia do Autor

Leonora Vidal Spiller, UNOESC

Psicóloga, especialista em Psicopedagogia e Psicologia do Trânsito, professora do curso de Psicologia da UNOESC

Alisson Cozzer Junior, UNOESC

Graduando da 6 fase do curso de Psicologia

Letícia Carolina Chaves, UNOESC

Graduanda da 6º fase do curso de Psicologia

Dirceu Luis Minella, UNOESC

Graduando da 6ª fase do curso de Psicologia

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Vidal Spiller, L., Cozzer Junior, A., Chaves, L. C., & Minella, D. L. (2015). TERCEIRA IDADE: UM NOVO PANORAMA UNIVERSITÁRIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/8004

Edição

Seção

Chapecó - Ensino