EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO DA RSE E DA SUSTENTABILIDADE NA CAIXA. PERSPECTIVA HISTÓRICA RECENTE

Autores

Resumo

Nas últimas décadas, os temas “Sustentabilidade” e “Responsabilidade Social Empresarial” vêm surgindo como preocupação das organizações, ainda que as intenções, o modus operandi e a comunicação com os stakeholders necessitem de aperfeiçoamento. No presente trabalho teve-se como objetivo geral evidenciar o processo de institucionalização desse conhecimento pela Caixa Econômica Federal na última década. Após uma breve revisão teórica, conceitual e metodológica, procedeu-se à análise documental qualitativa, com base nos Balanços Sociais e Relatórios de Sustentabilidade de 2006 a 2014. Discutiu-se, então, a história da empresa; a abrangência dos relatos; a presença do tema no plano estratégico, nas estruturas organizacionais, nas ações com os públicos interno e externo e no reconhecimento externo das ações. Considerou-se evidente um avanço conceitual e prático nos relatos e uma progressão gradual e ascendente das ações empreendidas, ainda que em alguns momentos apareçam indícios do contrário, principalmente no plano estratégico da empresa. Entendeu-se que, de forma geral, o tema tem sido construído de modo a se tornar cada vez mais claro e robusto na cultura empresarial. Sugere-se, para futuros estudos, a ampliação da fonte de dados, incluindo-se a análise quantitativa da aplicação de recursos em programas e ações para a sustentabilidade e a análise qualitativa de entrevistas com os stakeholders.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Responsabilidade social empresarial. Relatórios de sustentabilidade. Estratégias sustentáveis.

Biografia do Autor

Alexandre Cardoso Vieira, UNOESC CAIXA

Mestrado Profissional em Administração em andamento (UNOESC 2015). MBA em Gestão Pública e Administração de Cidades em andamento (UNINTER 2014). Engenheiro Civil, com habilitação em Engenharia de Produção (UFSC 2009). Técnico em Agrimensura (IFSC 2000). Atualmente é Engenheiro Civil na Caixa Econômica de Santa Catarina. Possui experiência profissional na gestão estratégica, operacional, construção e manutenção dos imóveis e infraestrutura pública; tendo atuado como engenheiro civil, analista, fiscal, consultor, coordenador e gerente nas áreas mencionadas.

Simone Sehnem, UNOESC

Doutora em Administração e Turismo pela UNIVALI (2011). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC 2007). Graduada em Agronegócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC 2005) e graduada em Administração pela UNOESC (2010). Membro do Academy of International Business (AIB). Atua como Professora e Pesquisadora na UNOESC no Mestrado Profissional em Administração no qual desenvolve estudos nas Linhas de Pesquisa Sustentabilidade em Organizações e Competitividade do Agronegócio. Ministra a disciplina Sustentabilidade em Organizações.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Cardoso Vieira, A., & Sehnem, S. (2015). EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO DA RSE E DA SUSTENTABILIDADE NA CAIXA. PERSPECTIVA HISTÓRICA RECENTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7943

Edição

Seção

Chapecó - Ensino