ESPAÇO PÚBLICO E SUBJETIVIDADES: DESENVOLVIMENTO, SUSTENTABILIDADE E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE‏

Autores

  • Cristhian Magnus De Marco Doutor, Professor Unoesc
  • Sumara Bueno

Resumo

A presente pesquisa versa sobre a teoria das capacidades de Amartya Sem e de Martha Nussbaum, em que é possível perceber dois diferentes pontos de vista sobre o mesmo enfoque. Martha Nussbaum, em sua abordagem, defende que deve ser utilizada a teoria da capacidade como base para os princípios fundamentais voltados para mulheres dos países em desenvolvimento, por outro lado, Amartya Sem defende que a capacidade de uma pessoa consiste nas combinações alternativas de funcionamento, que são as coisas que uma pessoa considera relevante ter ou fazer, cuja realização é factível para a pessoa. Assim, a capacidade é a liberdade de realizar vários tipos de funcionamentos, elencando o que passa a ser de maior valor, para levar o tipo de vida que deseja. As análises foram realizadas sob uma perspectiva filosófica, histórica e jurídica tendo por base dois estudos de um mesmo assunto. Entre os pressupostos analisados e destacados, está o direito à privacidade, à liberdade e os direitos à personalidade. Como proposta de resolução dessa problemática jurídica e social, propõe-se a ponderação da aplicação de ambas as teorias no que sejam mais benéficas. A presente pesquisa está sendo desenvolvida pelo método qualitativo, mediante a realização de consultas em sites especializados, livros, artigos completos publicados em periódicos, entre outros elementos textuais.

Palavras-chave: Teoria das capacidades. Direitos de personalidade. Princípios fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristhian Magnus De Marco, Doutor, Professor Unoesc

Professor e pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutor em Fundamentos Constitucionais do Direito Público e do Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS.

Sumara Bueno

Acadêmica do Curso de Direito - Unoesc - Chapecó.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Magnus De Marco, C., & Bueno, S. (2015). ESPAÇO PÚBLICO E SUBJETIVIDADES: DESENVOLVIMENTO, SUSTENTABILIDADE E OS DIREITOS DA PERSONALIDADE‏. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7928

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)