RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DE 8 ANOS DE IDADE

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tatiana Ribeiro Mello

Resumo

A relevância social e científica deste estudo consiste em compreender os fatores relacionados ao desenvolvimento psicomotor e às dificuldades de aprendizagem, possibilitando futuras intervenções que possam melhorar o desenvolvimento das crianças, buscando alternativas que possibilitem as mudanças nesse cenário e ampliando os conhecimentos científicos na área. O objetivo nesta pesquisa foi investigar as relações estabelecidas entre as dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento psicomotor de escolares de 8 anos do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica São Francisco do Município de Chapecó. A população deste estudo compreende 211 alunos, e a amostra foi composta por 29 alunos com faixa etária de oito anos, de ambos os sexos. Este é um estudo de campo não probabilístico, de natureza quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizados como instrumentos os testes do Manual de Desempenho Escolar Análise da Leitura e da Escrita, cuja autoria pertence a Rosa Neto, Santos e Toro (2010). Para identificar e avaliar as crianças com disgrafia, foi utilizada a Escala de Ajuriaguerra adaptada por Lorenzini (1993) e para identificar o perfil motor dos escolares, foi aplicada a Escala de Desenvolvimento Motor – EDM (ROSA NETO, 2002). Para a análise dos dados, utilizou-se o programa de dados estatísticos Excel e o SPSS (versão 20.0 Windows). Os resultados demonstram que 41,3%, dos escolares avaliados apresentaram dificuldades de aprendizagem e de desenvolvimento motor, ficando classificados como normal médio 33,3%, normal baixo 58,3% e inferior 8,3%. Assim, confirma-se que todos os alunos apresentaram nível de atraso motor de 12 meses, ficando clara a importância de o professor realizar avaliações e testes, identificando essas problemáticas e saná-las no decorrer do ensino fundamental, ainda nas séries iniciais.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Escolares. Desenvolvimento motor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Oliveira, S. R. de, & Ribeiro Mello, T. (2015). RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DE 8 ANOS DE IDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7878

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)