METAS SOCIAIS E PERCEPÇÃO DE ÊXITO RELACIONADOS ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Elisabeth Baretta UNOESC
  • Gracielle Fin Unoesc
  • Sandra Manfé Unoesc

Resumo

Na Educação Física escolar, para o bom andamento das aulas, a motivação é essencial, pois é responsável pelo desenvolvimento do ser humano, uma vez que se os alunos estão motivados não criarão resistência à aprendizagem. Neste trabalho teve-se como objetivo identificar a percepção de êxito dos alunos e as metas sociais relacionadas às aulas de Educação Física no ensino fundamental. Os instrumentos de coleta de dados foram os questionários autoaplicáveis, a saber: Escala de Metas Sociais em Educação Física (EMSEF) e Questionário de Percepção de Êxito (POSQ), que foram aplicados a 115 alunos das turmas do 8º e 9º ano, de ambos os gêneros (masculino e feminino), do ensino fundamental, selecionados por conveniência em Capinzal, SC. Os dados foram analisados de forma descritiva. Nas subescalas, foram calculados os valores máximos e mínimos, a moda e a frequência relativa. Os resultados da Meta Social de Responsabilidade apresentaram maior frequência na escala que representa a concordância com as afirmações; apenas no item “não acompanhar a turma” os alunos responderam que discordam da afirmação (81,7%). Quanto à Meta Social de Relacionamento, verificou-se que a moda observada é a concordância com as afirmações. Referente aos indicadores de Orientação para o Ego, observa-se que os resultados mais frequentes se referem à discordância das afirmações, apenas o item “faço o que os demais não podem fazer” foi o único que apresentou a moda no maior escore (29,6%). Nos indicadores de Orientação para a Tarefa, a moda observada em todos os itens é no maior escore. Conclui-se que os alunos apresentam condutas diversas, contudo, acredita-se que o desempenho deles pode contribuir no processo de escolarização na busca de uma aprendizagem mais significativa. Nas Metas Sociais de Relacionamento, o grupo apresenta alto grau de concordância, o que leva a crer que a turma se encontra com excelentes condições de relacionamento durante as aulas de Educação Física.

Palavras-chave: Educação Física. Metas sociais. Percepção de êxito. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Baretta, E., Fin, G., & Manfé, S. (2015). METAS SOCIAIS E PERCEPÇÃO DE ÊXITO RELACIONADOS ÀS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7873

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>