MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO PERÍODO DE 2005 A 2015

Autores

  • Darlan José Roman Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maristela Ferreira Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Os valores relacionados à sustentabilidade evoluíram de um interesse marginal para o centro de interesse da sociedade. Há o entendimento entre teóricos da área que o debate sobre a sustentabilidade deve se estreitar com as questões relativas à educação. Assim, objetivou-se, com este estudo, analisar a produção científica sobre a temática educação para a sustentabilidade a partir do mapeamento de artigos publicados no período de 2005 a 2015. Para alcançar o objetivo proposto foi conduzida uma pesquisa bibliográfica. A identificação e a caracterização dos estudos que contemplam a temática abordada foram feitas a partir da análise do conteúdo apresentado em periódicos disponíveis nas principais bases de dados conhecidas (Ebsco, Spell, Scielo). A análise dos dados foi realizada com o auxílio de representações visuais, como gráficos e tabelas, e com o uso predominante da estatística descritiva. Os resultados parciais evidenciam que as publicações sobre o tema educação para a sustentabilidade ainda se mostram tímidas, considerando que foram encontrados oito artigos na base de dados Spell, 13 artigos na base de dados Scielo e nove artigos encontrados na base de dados Ebsco. No momento, os artigos estão sendo analisados e as informações referentes ao tema, método, autores, instituições e resultados estão sendo cadastradas em tabelas específicas. Os resultados encontrados até o momento permitem concluir que os estudos sobre educação para a sustentabilidade abordam horizontes distintos, iniciando com o contexto da educação básica, passando pela educação superior e atingindo também o ambiente organizacional.

Palavras-chave: Educação. Sustentabilidade. Pesquisa bibliográfica.

 

Fonte de Financiamento: Projeto Uniedu

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlan José Roman, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor Permanente no programa de Mestrado Profissional em Administração da Unoesc.

Professor no curso de Graduação em Administração da Unoesc-Chapecó.

Doutor em Administraçao (UFSC). Mestre em Administração (UFSC) Especialista em Gestão Estratégica de Empresas (UNOESC). Graduado em Administração (UNOESC).

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Roman, D. J., & Ferreira, M. (2015). MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO PERÍODO DE 2005 A 2015. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7869

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa