A MIDIATIZAÇÃO DA POLÍTICA: ESTUDO DE CASO DAS ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS UTILIZADAS NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2014 PARA A PRESIDÊNCIA DO BRASIL

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC
  • Caroline Perin Acadêmica do Curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc-Jba

Resumo

Neste artigo, pretendeu-se analisar a construção da imagem dos candidatos à eleição presidencial de 2014 por meio de estratégias publicitárias. A construção midiática da imagem do candidato no Brasil tem-se tornado uma ferramenta decisiva no processo eleitoral, seja pela democratização das propostas e debates, ou pela possibilidade de formação de uma opinião pública adequada a certos interesses. O fato é que atualmente a mídia tem ocupado papel central na democracia, agendando os assuntos e temas que devem ser discutidos. Dentro dessa dinâmica, na pesquisa verificaram-se algumas estratégias publicitárias utilizadas para a construção da imagem dos candidatos à eleição presidencial de 2014 diante da opinião pública. Para tanto, foi utilizada uma pesquisa exploratória, que possibilitou, por meio da gravação dos programas televisivos, analisá-los a partir do discurso ideológico produzido pelos candidatos e seus respectivos partidos. Com o desenvolvimento da pesquisa, foi possível apontar questões pertinentes, como a midiatização da política, o processo democrático na era da informação, a produção da imagem, a atuação do marketing eleitoral, além de identificar conceitos e imagens que foram universalizados pelo discurso dos candidatos à presidência em 2014.

Palavras-chave: Midiatização. Imagem. Ideologia. Política. Partido.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, UNOESC

Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde ministra o compomente Curricular de Ciência Política e Ética e Sociedade.

Caroline Perin, Acadêmica do Curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc-Jba

Acadêmica do Curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc-Jba

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Publicado

08-09-2015

Como Citar

Giusti Trevisol, M., & Perin, C. (2015). A MIDIATIZAÇÃO DA POLÍTICA: ESTUDO DE CASO DAS ESTRATÉGIAS PUBLICITÁRIAS UTILIZADAS NA CAMPANHA ELEITORAL DE 2014 PARA A PRESIDÊNCIA DO BRASIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7846

Edição

Seção

PIBIC- CNPq