RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DE 9 ANOS DE IDADE

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Manoeli Jost

Resumo

Reconhecendo o crescente aumento no número de alunos com dificuldades de aprendizagem e a necessidade de um olhar multifacetado para a problemática, neste estudo teve-se como objetivo investigar as relações estabelecidas entre as dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento psicomotor de escolares de 9 anos de idade matriculados e frequentando o ensino regular de uma escola pública estadual de Chapecó, SC. A pesquisa se caracteriza como estudo de campo, não probabilístico, de natureza quantitativa e qualitativa, no qual foram realizados procedimentos técnicos e descritivos. Sendo a população composta por 211 crianças de 8 a 10 anos, e a mostra composta por 35 crianças de 9 anos de idade. Como instrumentos para a coleta de dados, utilizou-se o Manual de Desempenho Escolar Análise da leitura e da Escrita (MDE) (ROSA NETO; SANTOS; TORO, 2010), a Escala de Disgrafia adaptada por Lorenzini (1993) e a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) (ROSA NETO, 2002). Os resultados indicam que 16 alunos apresentam dificuldades expressivas de leitura e escrita, segundo o MDE; destes, 52,5% (n=10) também apresentam problemas na grafia, característicos da disgrafia. Todos os alunos que apresentaram problemas de aprendizagem demonstram atrasos motores consideráveis, mantendo-se abaixo da média de desempenho para suas idades. De acordo com a classificação da EDM, 75% (n=12) dos escolares apresentam índices Normal Baixo, 18,8% (=3) índices Normal Médio e 6,3% (n=1) índices Inferior, com média do Quociente Motor Geral de 86,15 (Normal Baixo). Os maiores déficits motores foram encontrados nas áreas de esquema corporal, organização espacial e organização temporal. Acredita-se que existam relações entre as dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento psicomotor dos escolares pesquisados e que estas estejam interligadas a áreas motoras específicas. Uma vez compreendido que o tema é de fundamental importância, os presentes resultados podem auxiliar a elucidar uma realidade preocupante no âmbito educacional e dar início a um trabalho para amenizar tal problemática.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Desenvolvimento psicomotor. Escolares.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., & Jost, M. (2015). RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS DE 9 ANOS DE IDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7845

Edição

Seção

Chapecó - Ensino