RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS DE 10 ANOS DE IDADE

Autores

  • Sandra Rogéria de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Vanice Salate Telles

Resumo

O objetivo nesta pesquisa foi investigar as relações estabelecidas entre as dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento psicomotor de escolares de 10 de idade. São sujeitos desse estudo 32 escolares da Escola de Educação Básica São Francisco do Município de Chapecó, SC. Esta é uma pesquisa de campo, quantitativa e qualitativa. A pesquisa foi organizada em três momentos: inicialmente, todos os alunos que compõem a amostra foram submetidos à realização de dois testes, em um sendo utilizado o Manual de Desempenho Escolar Análise da Leitura e da Escrita, dividido em seis categorias, e no outro teste foi utilizada a Escala de Ajuriaguerra, adaptada por Lorenzini (2003), a fim de detectar a existência de dificuldades de aprendizagem no grupo. Os escolares, que segundo os resultados dos dois testes se caracterizaram com algum tipo de dificuldade de aprendizagem, foram selecionados para participar do teste da Escala de Desenvolvimento Motor (ROSA NETO, 2002), para avaliação do perfil motor de cada criança, por fim, relacionaram-se as dificuldades de aprendizagens com o perfil psicomotor do grupo. Conforme os resultados obtidos, foi constatado que 34,37% (n=11) da amostra apresentaram problemas na escrita ou na leitura. Nesse grupo de (n=11) alunos, ao realizar o teste da Escala de Desenvolvimento Motor, foi constatado que apresentam atraso motor significativo, e que esses resultados, segundo outros estudos, podem estar relacionados com as dificuldades de aprendizagem presentes no grupo. Conclui-se que, apesar de estatisticamente não haver relação, outros estudos semelhantes mostraram os mesmos resultados que aqui foram apresentados, ou seja, as crianças que apresentaram dificuldades de aprendizagem possuem também comprometimento no seu desenvolvimento motor, particularmente nos componentes da motricidade relacionado ao esquema corporal e à organização temporal.

Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Desenvolvimento motor.

Biografia do Autor

Sandra Rogéria de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação, Graduação em Educação Física e Letras. Professora do Curso de Educação Físicada Unoesc - Area das Ciências da Saúde e Educação.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

de Oliveira, S. R., & Telles, V. S. (2015). RELAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS DE 10 ANOS DE IDADE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7844

Edição

Seção

Chapecó - Ensino