JOGOS ADAPTADOS: UMA VIA DE INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Daniela Zanini UNOESC - Chapecó
  • Alexsandro Dalariva
  • Maincon André Rech

Resumo

Na atualidade, a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais é um tema constante, e os conteúdos da Educação Física no contexto escolar vêm ao encontro da necessidade da sociedade, abordando temas presentes em todas as instituições de ensino, como a prática da inclusão social. Neste artigo, objetivou-se relatar a vivência de jogos adaptados da modalidade de voleibol, para alunos de 6º a 9º ano nas aulas de Educação Física em uma Escola Básica Municipal de Chapecó, SC. A intervenção ocorreu durante o Estágio Multidisciplinar I, do Curso de Educação Física da Unoesc Chapecó. Em um primeiro momento, foi realizado o estágio de observação das aulas do professor de Educação Física, e, após, elaborada uma proposta de intervenção baseada na realização de jogos adaptados na modalidade de voleibol. As atividades realizadas foram os jogos: vôlei sentado, vôlei cego e câmbio. A metodologia utilizada foi o método global; por meio desse método se utilizou a técnica de jogar por jogar, e a aplicação procurou facilitar a compreensão e a prática dos jogos. Buscou-se repassar para os alunos a necessidade de maior interação com pessoas com necessidades especiais, o respeito às diferenças e maiores critérios na hora de tecer críticas aos seus colegas. Ao final das atividades, os alunos foram questionados sobre suas percepções. Os resultados alcançados vieram ao encontro dos objetivos do projeto no decorrer das atividades, pois os alunos participaram de todas as propostas de atividades apresentadas, mostraram-se interessados nas atividades por meio de questionamentos pertinentes à prática dos esportes adaptados. Dessa forma, a aplicação deste projeto auxiliou os alunos e a escola a repassarem valores importantes e necessários na sociedade atual. Deve-se considerar que o esporte é um meio eficaz de incluir e socializar e, há vários anos, é usado como estratégia para a prática de ações que visam à inclusão social de pessoas com necessidades especiais. Considera-se que a temática jogos adaptados é um grande desafio para os professores de Educação Física pela importância e complexidade que lhes são conferidas. O Estágio Curricular Multidisciplinar I do Curso de Educação Física aproxima os acadêmicos do ambiente escolar, fazendo com que apresentem novos pontos de vista aos profissionais que estão inseridos nesses locais e oportuniza alternativas para levar aos seus alunos temas recorrentes da sociedade, que podem influenciar na formação humana dos alunos.

Palavras-chave: Inclusão. Jogos adaptados. Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Zanini, D., Dalariva, A., & Rech, M. A. (2015). JOGOS ADAPTADOS: UMA VIA DE INCLUSÃO SOCIAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7830

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>