A IMIGRAÇÃO HAITIANA EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Michelle Schumarcher Unoesc
  • Eliane Salete Filippim Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)

Resumo

A imigração haitiana para o Brasil vem se intensificando em razão dos problemas sociais, políticos e das catástrofes naturais, principalmente o terremoto ocorrido em 2010 no Haiti. Nesse contexto, por meio deste estudo, teve-se o objetivo de descrever e analisar a presença de imigrantes haitianos em uma empresa do Meio-oeste catarinense. Em relação à metodologia, adotou-se pesquisa do tipo aplicada, realizada com líderes e trabalhadores envolvidos com os imigrantes haitianos na empresa estudada. A pesquisa enquadra-se como descritiva por expor as características das relações de trabalho e os aspectos ligados à questão da diversidade envolvendo imigrantes haitianos. Quanto à abordagem, a pesquisa foi qualitativa, uma vez que procurou respostas para os aspectos da realidade que não podem ser quantificados. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário a 27 trabalhadores e mediante entrevistas realizadas com cinco haitianos funcionários da empresa e com oito líderes envolvidos com esses imigrantes. Como principais resultados, o estudo possibilitou o conhecimento da percepção dos envolvidos na gestão dos processos que envolvem imigrantes na empresa. Observou-se que a questão da integração dos trabalhadores haitianos no contexto organizacional produz a necessidade de adaptação dos gestores e demais trabalhadores para a convivência com esse grupo social de imigrantes haitianos.

Palavras-chave: Imigração. Diversidade. Relações de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Schumarcher, Unoesc

Graduanda em Administração da Unoesc.

Eliane Salete Filippim, Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)

Pós-doutora em Administração Pública e Governo (EAESP/FGV); Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC); Pesquisadora do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc. Editora da Revista RACE.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Schumarcher, M., & Filippim, E. S. (2015). A IMIGRAÇÃO HAITIANA EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7731

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>