A IMIGRAÇÃO HAITIANA EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Autores

  • Michelle Schumarcher Unoesc
  • Eliane Salete Filippim Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)

Resumo

A imigração haitiana para o Brasil vem se intensificando em razão dos problemas sociais, políticos e das catástrofes naturais, principalmente o terremoto ocorrido em 2010 no Haiti. Nesse contexto, por meio deste estudo, teve-se o objetivo de descrever e analisar a presença de imigrantes haitianos em uma empresa do Meio-oeste catarinense. Em relação à metodologia, adotou-se pesquisa do tipo aplicada, realizada com líderes e trabalhadores envolvidos com os imigrantes haitianos na empresa estudada. A pesquisa enquadra-se como descritiva por expor as características das relações de trabalho e os aspectos ligados à questão da diversidade envolvendo imigrantes haitianos. Quanto à abordagem, a pesquisa foi qualitativa, uma vez que procurou respostas para os aspectos da realidade que não podem ser quantificados. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário a 27 trabalhadores e mediante entrevistas realizadas com cinco haitianos funcionários da empresa e com oito líderes envolvidos com esses imigrantes. Como principais resultados, o estudo possibilitou o conhecimento da percepção dos envolvidos na gestão dos processos que envolvem imigrantes na empresa. Observou-se que a questão da integração dos trabalhadores haitianos no contexto organizacional produz a necessidade de adaptação dos gestores e demais trabalhadores para a convivência com esse grupo social de imigrantes haitianos.

Palavras-chave: Imigração. Diversidade. Relações de trabalho.

Biografia do Autor

Michelle Schumarcher, Unoesc

Graduanda em Administração da Unoesc.

Eliane Salete Filippim, Editora da Race Mestrado Profissional em Administração Unoesc Chapecó (SC)

Pós-doutora em Administração Pública e Governo (EAESP/FGV); Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC); Pesquisadora do Mestrado Profissional em Administração da Unoesc. Editora da Revista RACE.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Schumarcher, M., & Filippim, E. S. (2015). A IMIGRAÇÃO HAITIANA EM CONTEXTO ORGANIZACIONAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7731

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino