PERSPECTIVAS DE PERMANÊNCIA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE JOAÇABA, HERVAL D’OESTE E LUZERNA NA ATIVIDADE RURAL

Autores

  • Augusto Fischer Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Daniela Marini Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Analisou-se, neste trabalho, as perspectivas dos agricultores familiares dos Municípios de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, localizados no Meio-Oeste de Santa Catarina, em permanecerem e continuarem na atividade rural. O objetivo foi identificar as perspectivas de permanência dos agricultores familiares desses Municípios na atividade rural. Utilizaram-se as abordagens da pesquisa quantitativa e qualitativa, e se caracteriza quanto aos fins como pesquisa exploratória e descritiva. Aplicou-se a pesquisa de campo complementada com a pesquisa bibliográfica e documental. A população compreende cerca de 1.450 propriedades de agricultores familiares de Joaçaba, Herval d’Oeste e Luzerna, e a amostra foi constituída por 150 entrevistados, com nível de confiança de 95%, com erro amostral de 6,2%. Os dados primários foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, complementada com observações. As entrevistas foram realizadas nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joaçaba e Luzerna, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Herval d’Oeste, nas comunidades rurais e na Feira de comercialização de produtos coloniais. Para o tratamento e a análise dos dados, utilizaram-se os recursos dos softwares Sphinx Lexica e Excel. Os resultados apontam a tendência de envelhecimento da população rural, em razão da saída dos jovens em busca de melhores condições de vida e trabalho. Apenas em 25,3% das propriedades há algum familiar que pretende continuar na propriedade rural. A instabilidade dos preços, os baixos rendimentos da atividade agrícola e a assistência técnica insuficiente são as principais dificuldades apontadas. Identificou-se que a maioria dos agricultores pretende continuar na atividade agrícola. Mas, os motivos pela permanência na agricultura são inconsistentes, e poucas propriedades familiares têm algum membro com interesse na sucessão destas.

Palavras-chave: Agricultura familiar. Propriedade rural. Atividade rural. Sucessão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Fischer, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Engenharia
de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Especialização em Economia
Rural pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Graduação em Administração,
Universidade do Contestado – UnC.

Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em
Administração.

E-mail: augusto.fischer@unoesc.edu.br.

Daniela Marini, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Estudante de Graduação do Curso de Administração, da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc, Campus de Joaçaba, SC.

Downloads

Publicado

08-09-2015

Como Citar

Fischer, A., & Marini, D. (2015). PERSPECTIVAS DE PERMANÊNCIA DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE JOAÇABA, HERVAL D’OESTE E LUZERNA NA ATIVIDADE RURAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/7711

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>