EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA: UMA NOVA POSSIBILIDADE EMPRESARIAL

Autores

  • Ardinete Rover Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)
  • Augusto Fischer
  • Milene Kranz Moreira
  • Jéssica Trevisol Cavasin
  • Mônica Lopes da Cunha
  • Franciele Alice Lidani dos Santos
  • Jucimeri Silvia Machado Wilbert

Resumo

Historicamente, as pessoas jurídicas de direito privado sempre estiveram atreladas à ideia de coletividade de pessoas com propósitos econômicos similares. A permissão para exercer atividade empresarial de forma individual, com as mesmas vantagens aplicadas às sociedades, especialmente às sociedades de responsabilidade limitada, era uma reivindicação antiga da comunidade jurídica nacional e inaugurou uma nova possibilidade empresarial. Em decorrência disso, a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), introduzida no Código Civil Brasileiro por meio da Lei n. 12.441, em 2011, encontrou grande aceitação no cenário empresarial. Este estudo desenvolve-se no levantamento dos aspectos jurídicos e contábeis da Eireli, buscando identificar os pontos positivos e negativos que surgem com a escolha dessa nova figura jurídica. Foram levantados ainda dados pertinentes à sua constituição, manutenção ou conversão. Antes do advento da Eireli, se uma pessoa quisesse empreender em algum setor, teria duas opções: ser um empresário individual ou encontrar um sócio e constituir uma sociedade empresária. A nova regulamentação estimulou os empreendedores a sentirem-se mais seguros para criarem ou transformarem-se em Eireli, sem a preocupação de encontrar um sócio para constar no contrato constitutivo e cientes de que, salvo casos específicos, o risco da atividade estará restrito ao patrimônio da pessoa jurídica.

Palavras-chave: Eireli. Nova natureza jurídica empresarial. Separação de patrimônio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ardinete Rover, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)

Especializações em Contabilidade Gerencial e Finanças, Administração de Recursos Humanos pela Unoesc - Campus de Joaçaba. Mestrado em Administração pela UFSC. Professora da Unoesc.

Downloads

Publicado

03-09-2014

Como Citar

Rover, A., Fischer, A., Kranz Moreira, M., Trevisol Cavasin, J., Lopes da Cunha, M., Lidani dos Santos, F. A., & Machado Wilbert, J. S. (2014). EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA: UMA NOVA POSSIBILIDADE EMPRESARIAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 129. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5760

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>