ESTÁGIO SUPERVISIONADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS: EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE TELHAS E BLOCOS DE CONCRETO

Autores

  • Roberto Antonio Alves de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Mauricio de Jesus Cevey Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Bruna Ferrari Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Aliny Mores Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Ademir Proner

Resumo

O estágio supervisionado teve como objetivo desenvolver a prática contábil aliada ao conhecimento adquirido durante o curso, associando o operacional e a análise financeira/gerencial. O projeto desenvolvido foi na área da construção civil. Criou-se uma empresa para a produção de telhas e blocos de concreto que recebeu o nome fictício de Fabricon Telhas e Blocos de Concreto Ltda. Com a definição do ramo de atuação, foi realizado um estudo minucioso de processo de produção, mercado consumidor, legislação tributária e trabalhista, análise de custos, formação do preço de venda e implantação de projeto social com a reinserção de preços ao mercado de trabalho, beneficiando a empresa e contribuindo com o crescimento humanitário e social. Foi utilizado um sistema contábil para realizar os registros e apurar os resultados. A análise financeira e econômica considerou três meses de permanência da empresa no mercado. Os resultados evidenciaram a importância que a contabilidade exerce no meio corporativo das empresas como uma fonte de informação útil e segura para auxiliar na tomada de decisões. A Fabricon Telhas e Blocos de Concreto Ltda. apresentou indicadores financeiros e econômicos sustentáveis, consolidando-se no mercado e obtendo um retorno de seus investimentos relevante para o mercado em que atua.

Palavras-chave: Prática contábil. Análise de resultados. Situação financeira e econômica.

Biografia do Autor

Roberto Antonio Alves de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Professor da Área das Ciências Sociais e Aplicadas. Mestrado em Administração e Negócios pela Unoesc de Joaçaba.

Mauricio de Jesus Cevey, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Professor da Área das Ciências Sociais e Aplicadas. Mestrado em Ciências Contàbeis pela Universidade do Vale dos Rio dos Sinos.

Bruna Ferrari, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Aluna do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Campus de Joaçaba

Aliny Mores, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Aluna do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Campus de Joaçaba

Downloads

Publicado

04-09-2014

Como Citar

Alves de Oliveira, R. A., Cevey, M. de J., Ferrari, B., Mores, A., & Proner, A. (2014). ESTÁGIO SUPERVISIONADO CIÊNCIAS CONTÁBEIS: EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE TELHAS E BLOCOS DE CONCRETO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 132. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5748

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino