CIRCUNFERÊNCIA DE PESCOÇO E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES

Autores

  • Sandra Fachineto
  • Tcherlyn Luana Erlo

Resumo

A obesidade, principalmente quando a adiposidade se concentra na região central do corpo, está associada ao desenvolvimento de várias doenças crônico-degenerativas. As circunferências mais utilizadas para detectar as associações com os fatores de risco são as da cintura e quadril, que permitem o cálculo de sua razão (RCQ), além da utilização isolada da circunferência de cintura (CC). Embora pouco estudada, a circunferência de pescoço (CP) tem relações diretas com fatores de risco. Objetivou-se associar as medidas de CP com os fatores de risco: índice de massa corporal (IMC), circunferência de cintura (CC), pressão arterial sistólica (PAS), pressão arterial diastólica (PAD) e prática de atividade física em adolescentes regularmente matriculados no Ensino Médio em uma escola estadual de São Miguel do Oeste, SC. A amostra foi composta por 144 escolares, sendo 75 indivíduos do gênero masculino e 69 do gênero feminino, com idades entre 14 e 17 anos, selecionados de forma voluntária e intencional. Foram feitas medidas de massa corporal e estatura para determinar o IMC e também medidas de CC, CP, PAS e PAD, além de ser aplicado um questionário para avaliação da prática de atividade física. Foi usada a estatística descritiva (média, desvio padrão e frequência relativa) e a correlação de Pearson para a análise dos dados. Os resultados mostraram que, quando realizadas as classificações para IMC, CC, PAS e PAD, os alunos foram enquadrados, na sua maioria, como “Normal”. Ainda, foi encontrada correlação significativa e positiva, ou seja, comprovou-se que, à medida que a CP aumenta, também aumentam os fatores de risco, em especial IMC, CC e PAS em ambos os gêneros. Conclui-se que a CP pode ser um bom indicador para a identificação dos fatores de risco ligados às doenças crônico-degenerativas (como obesidade e hipertensão) em adolescentes.

Palavras-chave: Circunferência de pescoço. Índice de massa corporal. Circunferência de cintura. Pressão arterial. Adolescentes.

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Fachineto, S., & Erlo, T. L. (2014). CIRCUNFERÊNCIA DE PESCOÇO E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 252. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5683

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino