A ARQUITETURA E O URBANISMO COMO PROMOTORES DA DIGNIDADE SOCIAL

Autores

  • Daiane Regina Valentini Arquiteta e Urbanista - Mestre em Geomática – Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC Xanxerê - CAU BR A51414-4.
  • Regina Miliorança Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Xanxerê

Resumo

O trabalho é uma pesquisa teórica com vistas a fundamentar o desenvolvimento de anteprojeto arquitetônico de habitação de interesse social com estudo de implantação urbanística no Município de Xaxim, SC, propondo uma arquitetura com qualidade capaz de proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida dos seus futuros moradores. Buscaram-se bibliografias especializadas na área, bem como se atentou à legislação e às políticas públicas atuais que tratam de projetos de habitação de interesse social no Brasil. Realizaram-se estudos de caso que apontaram para as possibilidades arquitetônicas urbanísticas inovadoras, porém, indicaram também que na região Oeste catarinense predominam projetos em que a viabilidade econômica se sobrepõe às preocupações com a qualidade social. A partir disso, buscou-se, no município de Xaxim, SC, um terreno a ser implantado o futuro projeto urbano-arquitetônico de interesse social, localizado em um vazio urbano entre dois bairros. Foram realizados estudos acerca da hierarquia viária, infraestrutura urbana da região, bem como seus condicionantes físicos e legais, localização dos equipamentos urbanos, caracterização do entorno, da topografia e levantamento fotográfico. Como resultados destacam-se as diretrizes projetuais, o conceito, o pré-dimensionamento e o programa de necessidades para o projeto arquitetônico e urbanístico e, por fim, desenvolveu-se o partido urbano-arquitetônico. Conclui-se que, quando as políticas públicas de habitação de interesse social atribuem maior valor ao “habitar” como um processo social, público e coletivo, é possível integrar as preocupações da arquitetura e do urbanismo para um projeto engajado com a qualidade de vida de seus moradores, bem como com a promoção de valores subjetivos atrelados ao lar como promoção da cidadania, da sustentabilidade e da acessibilidade universal.

Palavras-chave: Habitação de interesse social. Políticas públicas de habitação. Qualidade arquitetônica. Qualidade urbana. 

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Valentini, D. R., & Miliorança, R. (2014). A ARQUITETURA E O URBANISMO COMO PROMOTORES DA DIGNIDADE SOCIAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 367. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5649

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino