RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS INDICADORES ETHOS

Autores

  • Elis Regina Mulinari Zanin
  • Wesley André Drews

Resumo

O crescimento das discussões relacionadas à responsabilidade social fomenta o desenvolvimento de aprimoramentos pontuais nos estudos e nas implementações de ações que visem essa área. O cenário atual exigido pela sociedade e até mesmo pela própria legislação propõe às empresas a adequação e a implementação de práticas responsáveis, oferecendo benefícios mútuos aos envolvidos, gerando a Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Condizendo com essa ideia, o objetivo central deste trabalho foi analisar as ações de RSE praticadas por uma pequena empresa, considerando os indicadores do Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Em relação ao método, foi efetuado um estudo de caso, no qual se entrevistou o sócio proprietário e o diretor comercial de uma empresa AIC Agro veterinária do Município de São Miguel do Oeste, SC. Após o levantamento e a utilização do método de análise de conteúdo, percebeu-se que a empresa pratica ações relacionadas à Responsabilidade Social Empresarial, porém, ainda não efetuou um planejamento estratégico para delinear a atuação nesse setor; apesar disso, as análises foram positivas pelo fato de se tratar de uma pequena empresa, mas que pratica ações relacionadas ao tema de pesquisa.

Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial. Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Práticas responsáveis.

 

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Zanin, E. R. M., & Drews, W. A. (2014). RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS INDICADORES ETHOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 312. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5645

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa