TECENDO DIÁLOGO: IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE

Autores

  • Célia Carmen Martinson UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
  • Raquel Terezinha Sampaio UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Resumo

Este trabalho objetivou destacar a importância do estágio no processo de formação docente de acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Para tanto, inicialmente contextualizou o Curso e abordou como, metodologicamente, o estágio é planejado, executado e acompanhado na Instituição; como isso tem contribuído para a educação e para o desenvolvimento regional, pois a missão do Curso de Pedagogia é formar educadores que assumam a educação como prática social voltada à transformação da realidade visando à qualidade do ensino e ao desenvolvimento regional, mas objetivando, principalmente, por meio deste texto, socializar práticas pedagógicas exitosas, resultantes da prática de estágio. O trabalho faz parte de um projeto mais amplo em andamento na Instituição, pois integra a cultura escolar da Instituição, sistematiza e socializa experiências pedagógicas. Um trabalho que alia ensino, pesquisa e extensão, uma vez que a divulgação e a socialização de experiências pedagógicas por meio do registro escrito pode se transformar em ponte, um caminho a mais de inserção da comunidade acadêmica em relação à realidade local e regional, no caso, o contexto da educação. Neste trabalho, o foco foi destacar a experiência do estágio do curso de Pedagogia da Instituição, tratando sobre o estágio e seus benefícios. Nesse caso, a sistematização e a socialização de práticas pedagógicas, por meio do registro escrito, são consideradas instrumento de aprendizagem de extrema importância na formação de professores e de seus processos de ensino e aprendizagem, ou seja, uma forma de mostrar, fazer-se ver por meio da escrita, considerando esta uma forma de revisitar e fazer uma anotação reflexiva sobre a prática pedagógica.

Palavras-chave: Pedagogia. Estágio supervisionado. Formação docente. Escrita acadêmica.

Biografia do Autor

Célia Carmen Martinson, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Professora das Licenciaturas Área das Ciências Humanas e Sociais

Raquel Terezinha Sampaio, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA

Professora das Licenciaturas Área das Ciências Humanas e Sociais

Downloads

Publicado

04-09-2014

Como Citar

Martinson, C. C., & Sampaio, R. T. (2014). TECENDO DIÁLOGO: IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 163. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5558

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino