INTERVINDO NA COMUNICAÇÃO DE UM GRUPO EM UMA INSTITUIÇÃO ASILAR

Autores

  • Leonora Vidal Spiller UNOESC
  • Denise Paula Panisson UNOESC
  • Vinícius Fortes Gonzatti UNOESC

Resumo

O presente relatório teve como objetivo desenvolver um processo de intervenção nas relações interpessoais em grupo em uma instituição asilar, visando melhorar a comunicação ou o relacionamento entre os funcionários. Trata-se de um relato de observação e intervenção, com o objetivo de contribuir na formação profissional dos acadêmicos da quinta fase do Curso de Psicologia da Unoesc de Xanxerê. Foram abordadas temáticas, como a velhice no contexto de ganhos e perdas, a importância da comunicação em instituições, bem como o grupo e suas dinâmicas, a relação com a saúde do trabalhador e a empatia no trabalho. Com base nas observações e nas teorias utilizadas para fundamentar o trabalho, pergunta-se: como ocorre a comunicação entre funcionários de uma instituição asilar? Foi utilizada uma pesquisa qualitativa exploratória. O local observado é uma instituição que acolhe idosos, onde a família, na maioria das vezes, abandona-os. Foram utilizadas, para a coleta de dados, observações diretas e indiretas com os funcionários da instituição asilar e uma entrevista não estruturada com os coordenadores da instituição. A análise dos dados coletados ocorreu por meio do que foi intervindo na instituição. A comunicação como foco principal dessa intervenção traz algumas lacunas a serem trabalhadas na instituição. Intervir em uma instituição mostrou o quão importante é estar haver uma comunicação de forma correta. É necessário prestar mais atenção no que o outro sujeito quer dizer. Trabalhar com um grupo de pessoas requer mais empatia, mais habilidades e senso de percepção.

Palavras-chave: Comunicação. Empatia. Grupo. Intervenção. 

Biografia do Autor

Leonora Vidal Spiller, UNOESC

Psicóloga, especialista em Psicopedagogia e Psicologia do Trânsito, professora do curso de Psicologia da UNOESC

Denise Paula Panisson, UNOESC

Estudante do 6º período do curso de Psicologia da Unoesc - Xanxerê

Vinícius Fortes Gonzatti, UNOESC

Estudante do 6º período de Psicologia da Unoesc - Xanxerê

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Spiller, L. V., Panisson, D. P., & Gonzatti, V. F. (2014). INTERVINDO NA COMUNICAÇÃO DE UM GRUPO EM UMA INSTITUIÇÃO ASILAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 388. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5522

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino