RELAÇÃO ENTRE PERÍMETRO DE CINTURA E CAPACIDADE AERÓBIA EM ADOLESCENTES DO MEIO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Rudy José Nodari Júnior Unoesc
  • Leoberto Ricardo Grigollo
  • Gracielle Fin
  • Aline Segsttater

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a correlação entre o perímetro de cintura e a capacidade aeróbia em adolescentes do Meio Oeste catarinense. Participaram da amostra 601 adolescentes, sendo 269 (44,7%) meninas e 332 (55,3%) meninos, com idades de 14 a 17 anos, matriculados e que frequentavam o ensino médio das escolas públicas. Foi utilizado o teste de Vai e Vem 20 metros (LEGER, 1988) para mensurar a capacidade aeróbia, e para a mensuração do Perímetro de Cintura, foi utilizado o Protocolo de Avaliação Plano Canadense de Avaliação da Atividade Física, Aptidão e estilo de vida (CSEP, 1998). O teste paramétrico de correlação de Pearson (r) foi realizado para analisar a correlação entre os valores de Capacidade Aeróbia e Perímetro Cintura dos adolescentes. Os dados foram processados no Statistical Package for the Social Science (SPSS), versão 20.0. A média da capacidade aeróbia encontrada foi de 45,64 mL/kg/min ± 5,28 para o sexo masculino, e para o sexo feminino, a média da capacidade aeróbia foi de 38,52 mL/kg/min ± 3,98. O valor de perímetro de cintura médio encontrado foi de 71,65 cm ± 7,85 para os meninos, e para as meninas, o valor de perímetro de cintura médio encontrado foi de 65,84 cm ± 3,98. O resultado encontrado por meio do Coeficiente de Correlação de Pearson foi de r=0,059, demonstrando que não houve correlação entre essas variáveis. Os resultados preocupam em se tratando de adolescentes, pois se observou que estes apresentam baixo nível de capacidade aeróbia, independente do valor encontrado para perímetro de cintura, tanto nos meninos quanto nas meninas.

Palavras-chave: Aptidão física. Composição corporal. Adolescentes. Sedentarismo.

Biografia do Autor

Rudy José Nodari Júnior, Unoesc

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, coordena o Laboratório de Fisiologia do Exercício desta Instituição e é membro permanente do programa de pós-graduação nível mestrado (Mestrado em Biociências na Saúde - em formação).

Downloads

Publicado

2014-09-02

Como Citar

Nodari Júnior, R. J., Grigollo, L. R., Fin, G., & Segsttater, A. (2014). RELAÇÃO ENTRE PERÍMETRO DE CINTURA E CAPACIDADE AERÓBIA EM ADOLESCENTES DO MEIO OESTE CATARINENSE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 37. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5406

Edição

Seção

PIBIC- CNPq