DESENVOLVIMENTO E SIMULAÇÃO DE UMA MALHA DE CONTROLE PARA O CONTROLE AUTÔNOMO DO MOVIMENTO LONGITUDINAL DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) DE ASA FIXA

Autores

  • Douglas Roberto Zaions UNOESC
  • Everton Spuldaro

Resumo

Com a gradual utilização de veículos aéreos não tripulados (VANTs) tanto para fins bélicos quanto civis, e considerando o fato de estes terem de operar de modo autônomo, identificou-se o crescente desenvolvimento de pilotos automáticos (PAs). Várias empresas e centros de desenvolvimento tecnológicos internacionais, relacionados com o estudo, análise e desenvolvimento de PAs têm realizado estudos relacionados à modelagem dinâmica de aeronaves ou de VANTs. A Unoesc Joaçaba apresenta um grupo de estudos da área aeroespacial que tem realizado pesquisas para o desenvolvimento de VANTs. Esse grupo tem adquirido maturidade científica no projeto e construção de aeronaves e necessita de pesquisas na área de pilotos automáticos, principalmente na modelagem dinâmica de aeronaves e no controle autônomo de aeronaves. Assim, o objetivo deste trabalho esteve associado ao desenvolvimento e à simulação de uma malha de controle para o controle autônomo do movimento longitudinal de um veículo aéreo não tripulado (VANT) de asa fixa. Para isso, realizou-se um estudo da bibliografia técnica especializada principalmente daquelas que abordam pilotos automáticos e sistemas de controle. Com o estudo da bibliografia, pôde-se realizar a revisão bibliográfica que envolveu os tópicos específicos de sistemas de controle e de controle longitudinal de veículos aéreos. Com o estudo teórico e o levantamento de informações da bibliografia, desenvolveu-se uma malha de controle para uma aeronave comercial. A malha de controle foi então simulada e os resultados demonstraram a instabilidade da aeronave em termos de movimento longitudinal. Essa instabilidade demanda o ajuste dos parâmetros da malha de controle como, por exemplo, os ganhos, o atraso ou o avanço de fase. Por fim, os resultados simulados foram plotados em gráficos que permitem a análise do sistema.

Palavras-chave: Piloto automático. Malha de controle longitudinal.

Biografia do Autor

Douglas Roberto Zaions, UNOESC

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Maria em 1993. Em 1994 iniciou o curso de especialização em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina obtendo o grau de Especialista em Engenharia Mecânica. Em 2003 concluiu o curso de Mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de concentração de Gerência, desenvolvendo o trabalho intitulado Consolidação da Metodologia da Manutenção Centrada em Confiabilidade em uma Planta de Celulose e Papel. Atualmente é doutorando do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração de Projeto de Sistemas Mecânicos. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica de março/2000 até março/2006 e do Curso de Tecnologia em Processos Industriais – Modalidade Eletromecânica de março/2000 até Junho/2002 da UNOESC – Joaçaba. Conselheiro Estadual e membro da Câmara Especializada de Engenharia Industrial do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Santa Catarina, CREA – SC no período de janeiro de 2001 até dezembro de 2003. Também foi Diretor do CREA – SC no período de janeiro de 2002 até dezembro de 2002. Quinze anos de docência em cursos técnicos, tecnológicos, engenharia e especialização na área mecânica. Professor de várias disciplinas da área de projetos nos cursos Técnico em Mecânica e Eletromecânica do SENAI – CET Joaçaba. É Professor do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UNOESC – Joaçaba onde atua nas disciplinas de Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Mecanismos, Processos de Usinagem e Comando Numérico, Pesquisa Operacional, Projeto de Sistemas Mecânicos e Manutenção Mecânica. É também pesquisador nas áreas de Projeto e Manutenção Industrial. Professor dos cursos de Especialização em Engenharia de Manutenção Industrial e Engenharia de Produção da Universidade do Oeste de Santa Catarina ministrando respectivamente a disciplina de Manutenção de Elementos de Máquinas, Técnicas e Procedimentos de Mantenção e Gestão da Manutenção. No curso de Especialização em Projetos de Sistemas Mecânicos atua nas disciplinas de Metodologia de Projeto de Sistemas Mecânicos e Projeto para a Confiabilidade e Mantenabilidade. É perito técnico judicial, desenvolvendo trabalhos nas áreas automotiva e industrial na busca de causa raiz de falhas.

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Publicado

2014-09-04

Como Citar

Zaions, D. R., & Spuldaro, E. (2014). DESENVOLVIMENTO E SIMULAÇÃO DE UMA MALHA DE CONTROLE PARA O CONTROLE AUTÔNOMO DO MOVIMENTO LONGITUDINAL DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO (VANT) DE ASA FIXA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 193. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5400

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa