PROJETO DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA PARA PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS

Autores

  • Douglas Roberto Zaions UNOESC
  • Carlos Alexandre Naysinger Quevedo

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com base nas atividades de estágio supervisionado desenvolvido na empresa Industrial Hidráulicas S.A., situada na cidade de Joaçaba, SC. O presente trabalho teve como objetivo o projeto de uma válvula esférica para abertura e fechamento do fluxo hidráulico na entrada de turbinas de geração de energia elétrica. Para atingir tal objetivo foi feita uma revisão bibliográfica sobre os sistemas existentes em usinas hidrelétricas, bem como os dispositivos utilizados para realizar a tarefa de abrir e fechar o fluxo de água nas turbinas. A metodologia de projeto empregada foi a descrita por Pahl e Beitz sobre projeto de produto. O trabalho envolveu a realização do Planejamento do Produto, do Planejamento do Projeto, do Projeto Informacional, do Projeto Conceitual, do Projeto Preliminar e do Projeto Detalhado. Os resultados levaram à conclusão de que é importante utilizar uma metodologia de projeto, a qual se mostrou eficaz para auxiliar no desenvolvimento do projeto do produto, de maneira que o produto atingisse a todos os requisitos levantados pelo cliente e que fosse possível atender ao prazo proposto para o projeto. Com o desenvolvimento do projeto da válvula esférica foi possível alcançar resultados satisfatórios, superando as expectativas dos envolvidos no trabalho, bem como o cliente final.

Palavras-chave: Projeto de produto. Válvula esférica. Fluxo hidráulico. Hidrelétrica.

Biografia do Autor

Douglas Roberto Zaions, UNOESC

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Maria em 1993. Em 1994 iniciou o curso de especialização em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina obtendo o grau de Especialista em Engenharia Mecânica. Em 2003 concluiu o curso de Mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de concentração de Gerência, desenvolvendo o trabalho intitulado Consolidação da Metodologia da Manutenção Centrada em Confiabilidade em uma Planta de Celulose e Papel. Atualmente é doutorando do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração de Projeto de Sistemas Mecânicos. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica de março/2000 até março/2006 e do Curso de Tecnologia em Processos Industriais – Modalidade Eletromecânica de março/2000 até Junho/2002 da UNOESC – Joaçaba. Conselheiro Estadual e membro da Câmara Especializada de Engenharia Industrial do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Santa Catarina, CREA – SC no período de janeiro de 2001 até dezembro de 2003. Também foi Diretor do CREA – SC no período de janeiro de 2002 até dezembro de 2002. Quinze anos de docência em cursos técnicos, tecnológicos, engenharia e especialização na área mecânica. Professor de várias disciplinas da área de projetos nos cursos Técnico em Mecânica e Eletromecânica do SENAI – CET Joaçaba. É Professor do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UNOESC – Joaçaba onde atua nas disciplinas de Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Mecanismos, Processos de Usinagem e Comando Numérico, Pesquisa Operacional, Projeto de Sistemas Mecânicos e Manutenção Mecânica. É também pesquisador nas áreas de Projeto e Manutenção Industrial. Professor dos cursos de Especialização em Engenharia de Manutenção Industrial e Engenharia de Produção da Universidade do Oeste de Santa Catarina ministrando respectivamente a disciplina de Manutenção de Elementos de Máquinas, Técnicas e Procedimentos de Mantenção e Gestão da Manutenção. No curso de Especialização em Projetos de Sistemas Mecânicos atua nas disciplinas de Metodologia de Projeto de Sistemas Mecânicos e Projeto para a Confiabilidade e Mantenabilidade. É perito técnico judicial, desenvolvendo trabalhos nas áreas automotiva e industrial na busca de causa raiz de falhas.

Downloads

Publicado

2014-09-04

Como Citar

Zaions, D. R., & Quevedo, C. A. N. (2014). PROJETO DE UMA VÁLVULA ESFÉRICA PARA PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 160. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5398

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino