AUTOCONCEITO E HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA

Autores

  • Scheila Beatriz Sehnem UNOESC
  • Andréia Maria Bernardt UNOESC

Resumo

A adolescência é um período de transição caracterizado pelas mudanças que ocorrem nessa etapa do desenvolvimento, influenciando diretamente os aspectos físicos, cognitivos e emocionais, além de se constituir por uma fase de organização emocional, certa turbulência e instabilidade que está sendo influenciada diretamente pelo processo biopsíquico que está em mudança. Além das mudanças biológicas, na adolescência também ocorrem as mudanças de papéis, de ideias e de atitudes, bem como a aquisição da imagem corporal definitiva e a estruturação final da personalidade. Nesse período de desenvolvimento o adolescente pode passar por momentos de desequilíbrio e instabilidades extremas, sentindo-se, muitas vezes, inseguro, confuso e até mesmo incompreendido pelos pais e professores, fato que poderá influenciar diretamente em seu repertório de habilidades sociais bem como em seu autoconceito, influenciando seus comportamentos, condutas e relacionamentos sociais. A presente pesquisa teve como objetivo verificar o nível do autoconceito e das habilidades sociais dos adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep). Fizeram parte enquanto sujeitos cinco adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida socioeducativa no Casep com idades entre 14 e 16 anos. Os instrumentos utilizados foram: a Escala de Autoconceito Infantojuvenil (EAC-IJ), o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette) e uma entrevista semiestruturada. O presente estudo verificou que apesar de os adolescentes possuírem um autoconceito alto, de maneira geral apresentaram um baixo repertório em habilidades sociais, confirmando o que já foi descrito pela literatura no que se refere aos adolescentes em conflito com a lei.

Palavras-chave: Adolescentes. Conflito com a lei. Autoconceito. Habilidades sociais.

Biografia do Autor

Scheila Beatriz Sehnem, UNOESC

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina; professora do Curso de Psicologia; Rua Getúlio Vargas, 2125, Bairro Flor da Serra, Joaçaba, SC, 89600-000; scheila.sehnem@unoesc.edu.br

Andréia Maria Bernardt, UNOESC

Graduada em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, acadêmica do Curso de Psicologia

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Publicado

03-09-2014

Como Citar

Sehnem, S. B., & Bernardt, A. M. (2014). AUTOCONCEITO E HABILIDADES SOCIAIS DE ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 118. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5383

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino