HABILIDADE SOCIAL NOS RELACIONAMENTOS CONJUGAIS

Autores

  • Scheila Beatriz Sehnem UNOESC
  • Taís Matté UNOESC

Resumo

O crescente número de divórcios tem despertado o interesse em compreender aspectos que podem estar associados à manutenção dos relacionamentos conjugais e à satisfação com os eles. Na área da Psicologia, considera-se que um comportamento habilidoso socialmente traz resultados positivos para os relacionamentos interpessoais, contribuindo com a saúde mental e com a qualidade de vida das pessoas. As habilidades sociais podem ser entendidas como comportamentos que permitem que o sujeito responda adequadamente às demandas sociais. O objetivo desse estudo foi identificar o repertório de habilidades sociais conjugais de 20 casais do município de Joaçaba, SC. A coleta de dados foi realizada em um único encontro e consistiu na aplicação de um teste psicológico denominado Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (IHSC) e de um questionário semiestruturado contendo aspectos relativos ao casamento. Os dados obtidos indicam que, de forma geral, os homens apresentam um comportamento mais habilidoso socialmente se comparados com as mulheres. No entanto, ao se atentar para variáveis específicas, as mulheres demonstram maior facilidade no que se refere à empatia, à expressão de sentimentos, à capacidade de autocontrole frente a situações estressoras e possuem habilidades comunicativas mais desenvolvidas, com dificuldade para manifestar opiniões que possam desagradar seus parceiros. Os homens, ao contrário das mulheres, apresentam dificuldade diante de situações que exijam comunicação e diálogo, principalmente de forma assertiva, uma vez que entre eles verificaram-se manifestações de comportamentos agressivos quando abalados emocionalmente. Quanto à satisfação conjugal, a maioria dos sujeitos indica satisfação em relação ao seu casamento, mas mesmo assim apontam aspectos que poderiam ser aprimorados.

Palavras-chave: Relacionamento conjugal. Satisfação conjugal. Habilidades sociais conjugais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Scheila Beatriz Sehnem, UNOESC

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus de Joaçaba. E-mail: scheila.sehnem@unoesc.edu.br.

Taís Matté, UNOESC

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina de Campus de Joaçaba. E-mail: taismatte@hotmail.com.

Downloads

Publicado

04-09-2014

Como Citar

Sehnem, S. B., & Matté, T. (2014). HABILIDADE SOCIAL NOS RELACIONAMENTOS CONJUGAIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 206. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5309

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>