ANÁLISE DA TELEVISÃO EM REDE NACIONAL NO BRASIL E SEU MODELO DE NEGÓCIO

Autores

  • Alex Baseggio
  • Luiz Paulo Pazini

Resumo

Ao longo dos tempos, um dos maiores meios de comunicação de massa do mundo, a Televisão, incorporou e adaptou inúmeros processos tecnológicos que auxiliaram no desenvolvimento e na proliferação do meio até os dias atuais. No Brasil, mesmo que muitas vezes a instalação de determinados artifícios tecnológicos tenha sido realizada tardiamente – comparada ao cenário mundial – as emissoras de televisão sempre estiveram muito à frente do contexto econômico e social que um país subdesenvolvido, como o Brasil, apresentava. A análise histórica do meio TV no Brasil revela que o país conta atualmente com um sistema nacional, privado e integrado de redes de televisão, aos moldes de grandes corporações de países desenvolvidos, graças ao seu modelo de negócio, baseado em um formato criado pelas redes de televisão dos Estados Unidos, e adaptados à realidade brasileira. O panorama atual de TV no Brasil conta com cinco principais e grandes redes com afiliadas, cobrindo quase que 100% dos estados brasileiros. Pela ordem de audiência e faturamento nacional, a Rede Globo, a Rede Record, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), a Rede Bandeirantes e a RedeTV! são os principais agentes transformadores e atuantes do mercado recente, e chegaram à posição em que se encontram hoje em razão do modelo de negócio em rede, retransmitindo sua programação e, consequentemente, comercializando seu produto de forma integrada e nas mais diversas localidades do enorme território brasileiro. Este projeto permitiu a identificação do surgimento desse modelo de negócio, fundamental para a solidificação da TV privada e comercial no Brasil, e a descrição de seu funcionamento até os dias atuais, com foco na atuação das grandes redes nacionais de televisão no Estado de Santa Catarina.

Palavras-chave: Televisão. Redes. Afiliadas. Comunicação em massa. Modelo de negócio.

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Publicado

03-09-2014

Como Citar

Baseggio, A., & Pazini, L. P. (2014). ANÁLISE DA TELEVISÃO EM REDE NACIONAL NO BRASIL E SEU MODELO DE NEGÓCIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 116. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5280

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino