AÇÕES MOTORAS DE MENINOS E MENINAS EM UM JOGO DE FUTEBOL ADAPTADO, DURANTE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Mariluce Poerschke Vieira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcia Wiest Dreher

Resumo

As diferenças corporais existentes entre meninos e meninas são evidentes durante as aulas de Educação Física, em que os meninos, na maioria das vezes, sobressaem-se na realização de atividades físicas principalmente quando envolve um grau elevado de complexidade dos movimentos, como consequência das diversificadas experiências corporais vivenciadas por estes desde a sua infância. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo comparar as ações motoras de meninos e meninas durante um jogo de futebol de mãos dadas em uma aula de Educação Física em uma escola pública da cidade de Chapecó, SC. Participaram do estudo 16 alunos, entre eles 8 meninas e 8 meninos, na faixa etária de 9 a 11 anos. Os dados foram coletados por meio de filmagens e analisados no programa estatístico SPSS versão 17.0®, por meio da estatística descritiva, valores de média e desvio padrão. Para caracterização dos sujeitos, visando à normalidade dos dados foi aplicado o teste de Shapiro Wilk e, após, foi utilizado o teste U de Mann-Whitney para a comparação entre os sexos. Foi adotado um p-valor<0.05 para todas as análises. Os resultados indicaram que houve diferenças significativas entre os sexos; os meninos receberam mais passes que as meninas. De forma geral, os meninos apresentaram maior participação em todo o contexto analisado no jogo de futebol de mãos dadas. Com este estudo, conclui-se que em mais uma atividade coletiva, na aula de Educação Física, porém de forma lúdica, os meninos apresentaram uma maior participação que as meninas demonstrando ser mais ativos.

Palavras-chave: Educação física. Ações motoras. Sexo.

Biografia do Autor

Mariluce Poerschke Vieira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Curso de Educação Física. Área de Conhecimento: Área das Ciências Biológicas e da Saúde

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Vieira, M. P., & Dreher, M. W. (2014). AÇÕES MOTORAS DE MENINOS E MENINAS EM UM JOGO DE FUTEBOL ADAPTADO, DURANTE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 44. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5258

Edição

Seção

Chapecó - Ensino