DERMATOGLIFIA E VELOCIDADE METABÓLICA EM ADOLESCENTES

Autores

  • Rudy José Nodari Júnior Unoesc
  • Aline Basotti
  • Gracielle Fin

Resumo

O metabolismo é um processo fisiológico de importante influência nas características e na predisposição à obesidade. A informação genética possui impacto sobre as características de cada indivíduo, sendo determinante quanto à predisposição para a resistência muscular, o tamanho e o volume dos pulmões, o tipo de fibra muscular, além da capacidade aeróbica. A associação de ferramentas para a observação das potencialidades humanas qualifica ainda mais os resultados objetivados, podendo orientar mais efetivamente as habilidades motoras ou as capacidades desportivas. O objetivo foi correlacionar as impressões digitais de obesos com um grupo de não obesos, identificar o perfil dermatoglífico e sua relação com a velocidade metabólica. A partir de uma amostra de 884 indivíduos, foi realizada a correlação de 764 não obesos e 80 obesos com o estudo das impressões digitais, analisados a partir do método dermatoglífico proposto por Cummins e Midlo (1961), por intermédio do Leitor Dermatoglífico, validado por Nodari Júnior (2009). Os dados foram estatisticamente correlacionados por meio do software Statistical Package for the Social Science (SPSS) versão 20. Para este trabalho, na amostra estudada não houve correlação entre impressão digital e obesidade, portanto, vale lembrar que a amostra de obesos é muito baixa. Cabe observar que o grupo de obesos (n=80), quando calculado, demonstrou-se uma amostra não significativa. A limitação deste estudo ocorreu pela não presença de obesos na amostra encontrada, uma vez que estes dados apresentam-se como a totalidade dos avaliados na faixa etária. Sugere-se uma avaliação com uma amostra significativa para ambos os grupos, a fim de observar a correlação dos dados.

Palavras-chave: Adolescentes. Metabolismo. Obesidade. Dermatoglifia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rudy José Nodari Júnior, Unoesc

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, coordena o Laboratório de Fisiologia do Exercício desta Instituição e é membro permanente do programa de pós-graduação nível mestrado (Mestrado em Biociências na Saúde - em formação).

Downloads

Publicado

04-09-2014

Como Citar

Nodari Júnior, R. J., Basotti, A., & Fin, G. (2014). DERMATOGLIFIA E VELOCIDADE METABÓLICA EM ADOLESCENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 191. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5221

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>