O AGRONEGÓCIO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO EM SANTA CATARINA

Autores

  • Augusto Fischer Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Helter Junior Spessatto Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O estudo teve como objetivo a análise das exportações dos produtos do agronegócio no Estado de Santa Catarina no período de 2000 a 2012. Os dados foram extraídos da base de dados aliceweb, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Para o desenvolvimento do estudo, foi utilizada abordagem metodológica quantitativa da pesquisa. Quanto aos objetivos, o estudo se caracteriza pelos métodos da pesquisa exploratória e descritiva. Quanto aos procedimentos, empregaram-se as técnicas da pesquisa documental com a utilização de dados secundários das exportações do agronegócio. Após a extração dos dados, eles foram ordenados por município, microrregião e mesorregião geográfica, e por país de destino das exportações. Para o tratamento dos dados, foram utilizadas as ferramentas de estatística descritiva simples. Os produtos alimentícios derivados de animais lideraram as exportações do agronegócio. Dos 295 municípios, 163 exportaram produtos do agronegócio ao longo do período estudado. As exportações se concentraram em municípios que não produzem ou industrializam esses produtos. O Estado de Santa Catarina exporta produtos do agronegócio para 197 países. Entre eles, Holanda, Rússia, Japão, Estados Unidos, Alemanha e China lideraram as importações.

Palavras-chave: Agronegócio catarinense. Exportações do agronegócio. Comércio exterior.

 

Biografia do Autor

Augusto Fischer, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professor da Área de Ciências Sociais Aplicadas - ACSA - Campus de Joaçaba, e do Mestrado Profissional em Administração.

Helter Junior Spessatto, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado do Curso de Administração - Linha de Formação em Comércio Exterior.

Downloads

Publicado

04-09-2014

Como Citar

Fischer, A., & Spessatto, H. J. (2014). O AGRONEGÓCIO DE SANTA CATARINA: ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO EM SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, 147. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5131

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino