A TOMADA DE DECISÃO SOB UM OLHAR ESTRATÉGICO

Autores

  • Luiz Felipe Torcatto Zanella UNOESC
  • Cristiane Ribeiro UNOESC

Resumo

O presente estudo teve como objetivo a reflexão teórica sobre os modelos de tomada de decisão existentes na literatura especializada e sobre como tais modelos são executados pelas empresas. Para tanto, buscou-se analisar e entender o processo decisório nas pequenas empresas, estudar os modelos de decisão, os processos, as fases e as variáveis relevantes. Assim, realizou-se uma pesquisa para identificar como as empresas tomam suas decisões e se seguem um modelo para ajudar no processo. A metodologia adotada é qualitativa de cunho descritivo, que nos permite, partindo de um levantamento bibliográfico, analisar a importância que a tomada de decisão exerce nas pequenas empresas. Não obstante, foi utilizado para coleta de dados o método de questionário, pois e possibilita atingir grande número de pessoas, com baixo custo, permitindo o anonimato das respostas e que as pessoas o respondam no momento que lhes pareça mais apropriado. Esse método foi aplicado em pequenas empresas da cidade de Fraiburgo, SC, nas quais foi possível constatar que não existe nenhum modelo ou processo que as oriente na tomada de decisão. Apesar das empresas pesquisadas não serem novas no mercado e possuírem na sua administração pessoas graduadas e pós graduadas, identifica-se que as decisões são tomadas baseando-se em processo empíricos de erros e acertos, e não em modelos sistemáticos e procedimentados de ação.

Palavras-chave: Tomada de decisão. Gestão. Micro e pequenas empresas. Estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Torcatto Zanella, UNOESC

Mestrando em Administração pela UFSC (2013), Administrador de empresas pela UNOESC (2006), Licenciado em Filosofia pela UFSC (2011). Especialista em Controladoria Pública Brasileira pela UNOESC (2009) e Controle da Gestão Pública pela UFSC (2011). Possui formação para o magistério superior em Administração. Administrador registrado no CRA-SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina) e atuante como Representante junto à UNOESC para a cidade de Fraiburgo. Consultor empresarial (financeiro e planejamento). Trabalha como professor universitário, Coordenador Adjunto do Curso de Administração da UNOESC Videira.

Cristiane Ribeiro, UNOESC

Aluna do Curso de Administração da Unoesc Videira

Downloads

Publicado

29-08-2014

Como Citar

Torcatto Zanella, L. F., & Ribeiro, C. (2014). A TOMADA DE DECISÃO SOB UM OLHAR ESTRATÉGICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), 333. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/5077

Edição

Seção

Videira - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)