ESTUDO DO REFORÇO DE CONCRETO ARMADO COM ADIÇÃO DE FIBRAS

Autores

  • Crisleine Zottis Reis Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Douglas Vinicius Fernandes

Resumo

Introdução: Com a constante evolução das estruturas, deve-se procurar novas técnicas e materiais visando otimizar e melhorar o concreto, a fim de possibilitar o avanço da construção civil. Diversos estudos comprovam que a utilização de fibras, como reforço estrutural no concreto, garante melhorias nas características físicas do material. Objetivo: A presente pesquisa tem por objetivo estudar o processo e as mudanças no comportamento do concreto armado, causadas pela adição de fibras como reforço estrutural, a fim de se obter um material mais resistente e que ofereça maior segurança em estruturas, na construção civil. Método: O método adotado para o desenvolvimento da pesquisa ocorreu mediante pesquisa bibliográfica em materiais como livros e artigos científicos, disponibilizados nas diferentes bases de dados. Também foi realizada pesquisa de campo, em forma de questionário, em diferentes empresas de usinas de concreto. Resultados: identificou-se que as usinas de concreto da região de Chapecó são adeptas dessa tecnologia, aplicando fibras de polipropileno, aço e vidro na composição de concretos voltados para contrapisos e pisos industriais. Conclusão: Conclui-se que a adição de fibras promove um aumento na durabilidade e ductilidade, porém, há uma redução na trabalhabilidade do material, nos casos em que a quantidade de fibras presentes é muito elevada.

Biografia do Autor

Crisleine Zottis Reis, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2008). Concluiu o mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC em 2012 e o doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2016.  Atualmente faz parte do corpo docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó, nos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Administração.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Reis, C. Z., & Fernandes, D. V. (2021). ESTUDO DO REFORÇO DE CONCRETO ARMADO COM ADIÇÃO DE FIBRAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, e28554. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/28554

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa