OBSERVAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Fabiana Piccoli D'Agostini
  • Jordana dos Santos Saorin
  • Rafael Felipe Morando

Resumo

O presente trabalho científico objetiva apresentar – através de dados empíricos – o contexto da Psicologia Escolar, levando em consideração os processos de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Em relação a metodologia utilizada, destaca-se o uso da observação qualitativa e do delineamento descritivo. A observação se trata de uma pesquisa fenomenológica baseada na experiência, enquanto que, o delineamento descritivo, busca apresentar dados teóricos e práticos com o objetivo de elucidar as atividades observadas e explanar o papel do psicólogo no contexto escolar. A aprendizagem é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida do indivíduo, normalmente, a criança deve aprender a andar, a falar, a ler e a escrever, e é função do psicólogo observar suas habilidades e competências, para garantir que o desenvolvimento ocorra de maneira saudável. Durante o processo de observação de uma criança de 11 anos de idade, foi possível dar mais ênfase aos problemas de aprendizagem, visto que, este estágio tem como foco a investigação de tal questão. Através disso, pode-se visualizar a importância do psicólogo para o desenvolvimento do indivíduo, bem como, para a organização e funcionamento da instituição. Assim, por meio das 08 horas de observação, o aluno estagiário pôde acompanhar as atividades dessa área da Psicologia e treinar a habilidade de observação, descrição e análise do contexto social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-09-2020

Como Citar

Piccoli D’Agostini, F., dos Santos Saorin, J. ., & Morando, R. F. (2020). OBSERVAÇÃO DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E CONTEXTO ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e26164. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/26164

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>