AVALIAÇÃO DA MOTRICIDADE FINA, GLOBAL E DO EQUILÍBRIO EM ESCOLARES DE ÁGUA DOCE, SC

Autores

  • Leoberto Ricardo Grigollo unoesc
  • Adriano Alberti
  • Isadora Santos Silva

Resumo

A avaliação motora no processo de ensino-aprendizagem é a base primordial para o sucesso de cada aluno; por meio dela é possível que o profissional de Educação Física identifique quais são as principais dificuldades encontradas no desenvolvimento motor de cada indivíduo. Oportunidades baseadas no intuito de aumentar o seu acervo motor devem ser oferecidas a todo instante. Diante do pressuposto, este estudo teve como objetivo investigar o desenvolvimento da motricidade fina, global e do equilíbrio de escolares de seis e sete anos no Município de Água Doce, SC. A amostra foi composta por 50 alunos, sendo (n=22) do sexo feminino e (n=28) do sexo masculino, matriculados nos primeiros e segundos anos do ensino fundamental I. Como instrumento de avaliação foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM), proposta por Rosa Neto (2002). Todos os alunos foram avaliados com autorização prévia da direção e professores em espaço reservado, sendo utilizada a estatística descritiva transversal e quantitativa com tabelas para a apresentação dos dados. Os resultados demonstraram que os escolares, apresentam um pequeno atraso no desenvolvimento motor; todavia, apresentam uma classificação considerada normal, com 43 (86%), sendo que, quando avaliados por sexo, os meninos se destacaram no nível Normal Médio e as meninas, no Normal Baixo. Assim, a avaliação por parte do professor é indispensável no ambiente escolar, a fim de prevenir e reduzir qualquer problema motriz nos alunos, propiciando sempre experiências significativas a todos os campos da motricidade humana.

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Publicado

29-07-2020

Como Citar

Grigollo, L. R., Alberti, A., & Silva, I. S. (2020). AVALIAÇÃO DA MOTRICIDADE FINA, GLOBAL E DO EQUILÍBRIO EM ESCOLARES DE ÁGUA DOCE, SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e24892. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/24892

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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