ESTUDO DO REFORÇO DE CONCRETO ARMADO COM ADIÇÃO DE FIBRAS

  • Crisleine Zottis Reis Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

A construção civil é uma área que está constantemente tentando superar os limites existentes, construindo edificações mais altas e resistentes. O concreto, por ser um material muito utilizado na construção, é de extrema importância nessa área, devido à sua alta resistência e trabalhabilidade.  Portanto, deve-se procurar novas técnicas e materiais visando otimizar e melhorar o concreto, a fim de possibilitar o avanço da construção civil. Diversos estudos comprovam que a utilização de fibras, como reforço estrutural no concreto, garante melhorias nas características físicas do material. Assim, o presente estudo é uma pesquisa bibliográfica, que tem por objetivo identificar as fibras que podem ser adicionadas, ou reutilizadas, no concreto, reunir e sintetizar as informações dos estudos previamente realizados por diversos pesquisadores, no que tange às características promovidas pelas fibras. Também, através de um estudo de caso, pretende-se identificar por meio de um questionário, se as empresas fornecedoras de concreto na região de Chapecó são adeptas dessa tecnologia.  Com o conhecimento dos diversos tipos de fibras utilizadas, pretende-se fazer uma relação entre os tipos de fibras e suas propriedades quando adicionadas ao concreto, estabelecendo quais caraterísticas são melhoradas ou prejudicadas com o seu uso. Além de traçar um panorama da aplicação desse material na região de Chapecó.

Biografia do Autor

Crisleine Zottis Reis, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2008). Concluiu o mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC em 2012 e o doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2016.  Atualmente faz parte do corpo docente da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC/Chapecó, nos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Administração.
Publicado
20-09-2019
Como Citar
Reis, C. Z. (2019). ESTUDO DO REFORÇO DE CONCRETO ARMADO COM ADIÇÃO DE FIBRAS. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e22798. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/22798
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa