A Importância da Educação Física Escolar para a Saúde das Crianças e Adolescentes

  • Leoberto Ricardo Grigollo unoesc
  • Andresa Gabriela Flamea Unoesc

Resumo

A Educação Física Escolar é um forte instrumento para aquisição de hábitos saudáveis, como a prática da atividade física. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura, a fim de encontrar artigos que abordassem a importância da Educação Física Escolar para a saúde de crianças e adolescentes. Os artigos foram selecionados pela base de dados BIREME, direcionados a crianças e adolescentes, limitados a temas que envolvessem saúde, atividade física e escolar, publicados entre os anos de 2014 a 2018. Foram encontrados 61 artigos, sendo que, após avaliação e leitura dos manuscritos, apenas 6 artigos permaneceram aptos para a elaboração do estudo. Os resultados justificam a importância da Educação Física Escolar para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes. No estudo são apresentados tópicos/problemas em que a prática contínua da Educação Física Escolar pode evitar, que são a obesidade, distorção da imagem corporal e baixo rendimento escolar. Quando recebem ajuda do professor de Educação Física é possível que esses indivíduos evitem maiores problemas no futuro, relacionados aos apresentados ou muitas vezes novos que possam surgir. São muitos os empecilhos que esses indivíduos precisam enfrentar, porém, isso garantirá sua saúde, cada escolha reflete uma consequência. Desse modo, conclui-se que a Educação Física Escolar, com suas atividades motivadoras que permitem às crianças aprenderem na escola e darem continuidade fora dela, garante um presente e futuro saudável e o rendimento escolar estimulado.

Publicado
23-08-2019
Como Citar
Grigollo, L. R., & Flamea, A. G. (2019). A Importância da Educação Física Escolar para a Saúde das Crianças e Adolescentes. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21848. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21848
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino