PRÁTICAS SENSÓRIO MOTORAS E SUAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM:

UMA INTERVENÇÃO DO PIBID

  • Elisabeth Baretta UNOESC
  • Jacqueline Salete Baptista Righi Unoesc
  • Andressa Vedovatto Raizer Unoesc
  • Higor Matheus Alves Garcia Unoesc

Resumo

A psicomotricidade tem um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, pois potencializa suas habilidades e minimiza as dificuldades em relação ao movimento. As práticas sensório motoras são atividades de movimentação e percepção por meio dos órgãos sensoriais em que as crianças manipulam, cheiram, degustam, ouvem e reproduzem gestos e sons. O objetivo deste projeto foi desenvolver a relação entre corpo e mente por meio de jogos lúdicos, estimulando o aperfeiçoamento das percepções visual, tátil e auditiva, a atenção e concentração, bem como proporcionar a prática de atividades inclusivas no cotidiano escolar. Os bolsistas do Pibid desenvolveram o projeto no CERT, em Joaçaba, SC, para 94 escolares de 1º e 2º ano. Foram utilizados materiais diversos de papelão, EVA, elástico e garrafas pets durante oito aulas de Educação Física. Os estímulos e vivências ampliaram a possibilidade de novas descobertas e percepção de uma nova realidade, provocando muita curiosidade com a participação de todos. Ao enriquecermos o repertório motor das crianças, oportunizamos o desenvolvimento das capacidades que consideramos indispensáveis nesta fase de desenvolvimento. A vivência com atividades inclusivas foi de grande relevância, pois demonstra a relação que existe entre o “normal e o diferente” e que ser diferente não impossibilita o brincar. Para os bolsistas do Pibid a experiência de ser mediador do projeto proporcionou grande aprendizado no processo docente bem como contribuiu de forma positiva na trajetória acadêmica com suporte significativo na organização de novos saberes.

Publicado
23-08-2019
Como Citar
Baretta, E., Righi, J. S. B., Raizer, A. V., & Garcia, H. M. A. (2019). PRÁTICAS SENSÓRIO MOTORAS E SUAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM:: UMA INTERVENÇÃO DO PIBID. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21787. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21787
Edição
Seção
Joaçaba - Extensão