REVISÃO DE LITERATURA: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM CUIDADOS PALIATIVOS

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM CUIDADOS PALIATIVOS

  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
  • Ana Gleica Meggiolaro

Resumo

Por meio dos Cuidados Paliativos se busca humanizar o atendimento aos pacientes sem possibilidades de cura, ponderando a subjetividade das pessoas e objetivando a aceitação da finitude de sua vida. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão sistemática de literatura sobre a atuação do psicólogo em Cuidados Paliativos. Foi buscado nas bases de dados Portal CAPES, SciELO, PePSIC, LILACS e BVSpsi, utilizando os descritores “Psicologia” e “Cuidados Paliativos”, com publicações de 1997 até 2018. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se 37 artigos para compor a análise. Observou-se que há poucas produções na língua portuguesa-brasileira sobre o assunto a partir da perspectiva da Psicologia. Foram identificadas lacunas no tempo de publicações, o que enfatiza a necessidade de estudos a respeito desse enfoque psicológico e pesquisas empíricas da eficácia deste profissional na área hospitalar.

Biografia do Autor

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).
Publicado
23-08-2019
Como Citar
Schlösser, A., & Meggiolaro, A. G. (2019). REVISÃO DE LITERATURA: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM CUIDADOS PALIATIVOS: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM CUIDADOS PALIATIVOS. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21687. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21687
Edição
Seção
Videira - Ensino