CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS SOBRE COMPORTAMENTO SUICIDA NO CONTEXTO FEMININO

  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
  • Caroline Carboni

Resumo

O presente estudo objetivou identificar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, os estudos realizados no Brasil, sem limitação de datas, cuja temática se voltasse ao comportamento suicida no contexto feminino, utilizando-se como palavras-chave os descritores “suicídio” e “mulher”. Foram consultados os artigos indexados nas bases de dados SciELO, LILACS, PePSIC, INDEXPSI e BVSALUD. Foram selecionados 19 artigos, de 2005 à 2017, sendo excluídas as repetições, artigos em outros idiomas, publicações estrangeiras ou que não tivessem relação direta com o fenômeno em questão. Os trabalhos nacionais foram classificados de acordo com a temática de estudo e o método utilizado nas suas respectivas publicações. Na categoria temática, os principais temas abordados são: ciclo vital, doenças, gestação, intoxicação, transtornos mentais e violência doméstica. Na categoria metodológica, foram divididos em: estudos empíricos, estudos teóricos e estudos de caso. Verifica-se que são poucos os estudos referentes à temática, evidenciando a necessidade de se aprofundar a discussão, podendo, consequentemente, trabalhar de maneira mais efetiva na prevenção do comportamento suicida.

Biografia do Autor

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).
Publicado
23-08-2019
Como Citar
Schlösser, A., & Carboni, C. (2019). CONTRIBUIÇÕES BRASILEIRAS SOBRE COMPORTAMENTO SUICIDA NO CONTEXTO FEMININO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21686. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21686
Edição
Seção
Videira - Ensino