REVISÃO SISTEMÁTICA:

ESTUDOS DA PSICOLOGIA BRASILEIRA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA

  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
  • Marcos Antonio Voidaleski Junior

Resumo

O presente estudo objetivou identificar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, o estado da arte das publicações brasileiras voltadas à psicologia e atividade física. Foram selecionados os estudos realizados entre os anos de 2013 à  2018 no Brasil, utilizando-se os descritores “psicologia” e “atividade física” nas bases de dados SciELO, LILACS, BVS PSi, Index Psi e PePSIC. Foram selecionados 43 artigos, 9 teóricos e 34 empíricos, posteriormente classificados de acordo com a temática de estudo e o método utilizado nas suas respectivas publicações. Na categoria temática, foram desenvolvidas as seguintes categorias: saúde, ciclo vital e outros. Na categoria metodológica, os estudos foram divididos em: empíricos e estudos teóricos. Os resultados apontaram um declínio de publicações a partir de 2015, problematizando a necessidade de analisar os aspectos psicológicos em relação a prática de atividade física na contemporaneidade. Verificou-se uma riqueza de perspectivas teóricas, epistemológicas e metodológicas, o que permite a comprovação da feracidade da temática e sua aplicação em diferentes contextos. Houve predominância de estudos empíricos de cunho quantitativo e modelo experimental, apresentando resultados que indicam a importância da atividade física para o bem-estar e promoção na qualidade de vida da população em diferentes etapas do ciclo vital.

Biografia do Autor

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).
Publicado
22-08-2019
Como Citar
Schlösser, A., & Voidaleski Junior, M. A. (2019). REVISÃO SISTEMÁTICA:: ESTUDOS DA PSICOLOGIA BRASILEIRA SOBRE ATIVIDADE FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21682. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21682
Edição
Seção
Videira - Ensino