COMPORTAMENTO AGRESSIVO E PRÁTICA DE ESPORTES DE COMBATE NA INFÂNCIA:

RESULTADOS PRELIMINARES

  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
  • Marcos Antonio Voidaleski Junior

Resumo

O problema da agressividade no contexto infantil pode ser identificado frequentemente nos discursos sociais, associado às mudanças nos padrões de comportamento e intensificando a elaboração de crenças que associam diretamente com a violência, perpassando suas manifestações em todas as fases do ciclo vital. Dessa forma, constitui-se o objetivo de investigar se a prática de esportes de combate contribui ou não para a manifestação de comportamentos agressivos, bem como compreender as representações sociais de pais, cuidadores e crianças praticantes desta modalidade no contexto da infância. O estudo se propõe investigar os conteúdos sobre agressividade em crianças praticantes de esportes de combate. O método utilizado consiste numa abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva.  Participam deste estudo 20 indivíduos, crianças, com idade mínima de 6 anos, de ambos os sexos, e seus responsáveis. Estão sendo realizadas 10 entrevistas individuais semi-diretivas, com análise de dados  submetidas a uma Classificação Hierárquica Descendente(CHD), realizadas com programa Iramutec. Os resultados sugerem que as práticas do esporte de combate contribuem para o controle da manifestaçãocomportamento agressivo na infância, vislumbrado como promotor de qualidade vida.

Biografia do Autor

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).
Publicado
22-08-2019
Como Citar
Schlösser, A., & Voidaleski Junior, M. A. (2019). COMPORTAMENTO AGRESSIVO E PRÁTICA DE ESPORTES DE COMBATE NA INFÂNCIA:: RESULTADOS PRELIMINARES. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21681. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21681
Edição
Seção
Videira - Ensino