ESTUDOS DA PSICOLOGIA BRASILEIRA SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL:

UMA REVISÃO

  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
  • Mateus Oliveira Rodrigues

Resumo

O objetivo da pespuisa foi realizar uma revisão sistemática sobre os estudos acerca da Rede de Atenção Psicossocial, publicados pela Psicologia brasileira. Foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO, PePSIC, Index Psi, LILACS, e BVSALUD, utilizando os descritores “rede de atenção psicossocial” e “psicologia”. O banco final incluído na análise foi constituído por 22 artigos, publicados de 2012 à 2018. Os trabalhos foram classificados de acordo com a temática de estudo e o método utilizado nas suas respectivas publicações. Na categoria temática, os principais temas abordados são: promoção de autonomia, programas do RAPS e práticas do psicólogo.  Na categoria metodológica, foram divididos em: estudos empíricos e estudos teóricos. Os resultados indicaram avanço em práticas voltadas à promoção de autonomia dos usuários, e necessidade de mudanças no perfil tradicional de atenção à saúde mental.  O número ainda incipiente de pesquisas publicadas, revelam que, longe de estar saturada, a área ainda tem muito a se desenvolver no país.

Palavras-chave: RAPS. Psicologia social. Saúde mental. Revisão.

Biografia do Autor

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.
Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).
Publicado
22-08-2019
Como Citar
Schlösser, A., & Oliveira Rodrigues, M. (2019). ESTUDOS DA PSICOLOGIA BRASILEIRA SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL:: UMA REVISÃO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21680. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21680
Edição
Seção
Videira - Ensino