GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM COM A PLATAFORMA CLASSCRAFT

  • Jean Carlos Hennrichs Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A gamificação vem como uma oportunidade, uma proposta com abordagem menos tediosa ou cansativa, através de jogos e ambientes que possibilitem usar a competitividade para obter conhecimento. Diante deste avanço da tecnologia e a necessidade de despertar o engajamento, a motivação nos adolescentes, a busca por instigar a curiosidade, a capacidade de fazer escolhas, tomar decisões, vencer desafios e lidar com seus fracassos e consequências, é que esse trabalho se desenvolveu, ou seja, realizar um estudo de caso da aplicação da plataforma Classcraft, em um ambiente de aprendizagem. O objetivo central foi avaliar a eficácia do uso da plataforma Classcraft dentro do contexto de gamificação no processo de aprendizagem de matemática para turmas do 9º ano do ensino fundamental. Considerou-se neste caso eficácia como a capacidade da plataforma ser intuitiva, incentivadora e divertida. A caracterização desse trabalho é uma pesquisa de natureza aplicada, pois é uma pesquisa que foi aplicada em uma sala de aula para assim obter resultados, a forma de abordagem dessa pesquisa foi qualitativa e a maneira para atingir os objetivos foi na forma de pesquisa exploratória. Os procedimentos técnicos adotados foram a pesquisa bibliográfica, pesquisa-ação e estudo de caso. O resultado dessa pesquisa junto aos voluntários, em relação à qual seria a eficácia da utilização da plataforma Classcraft como ferramenta de apoio a aprendizagem deu-se de forma positiva, demonstrando que a plataforma Classcraft é eficaz como ferramenta de apoio ao processo de ensino aprendizagem de matemática.

Biografia do Autor

Jean Carlos Hennrichs, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Mestrando em Administração, Especialista em Ciência da Computação, MBA em Gerenciamento de Projetos e Graduado em Ciência da Computação. Certified in IT Service Management - ITIL
Publicado
07-08-2019
Como Citar
Hennrichs, J. C. (2019). GAMIFICAÇÃO NA APRENDIZAGEM COM A PLATAFORMA CLASSCRAFT. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21643. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21643
Edição
Seção
Chapecó - Ensino