BOBINA DE TESLA COMO RECURSO DIDÁTICO E DE PESQUISA

  • Jean Carlos Hennrichs Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A tempos se discute sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação ao uso de metodologias diferenciadas de ensino em sala de aula. Dados estatísticos demonstram que a maioria dos discentes dos cursos de engenharia, possuem desempenho ruim em disciplinas relacionadas à física e à matemática. Encontrar subsídios para atenuar esse índice e tornar estes componentes curriculares mais atrativos, torna-se necessário. A bobina de tesla, é o experimento mais famoso do pesquisador Nikola Testa. Ela nada mais é do que um transmissor de rádio sem antena. A concepção e uso da bobina de tesla pode auxiliar a compreensão de fenômenos físicos como a quebra da rigidez dielétrica do ar, transmissão de energia pelo ar, relâmpagos artificiais, geração, transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas, entre outros. Diante do exposto, foi objetivo desta pesquisa o projeto e construção de uma bobina de tesla, para ser utilizada como ferramenta didática para o ensino de física. Nesse sentido uma pesquisa de natureza aplicada, qualitativa, experimental e de estudo de caso foi desenvolvida pelos autores durante o período de março a dezembro de 2018. Com a conclusão da pesquisa pode-se constatar o interesse pelos alunos, em relação aos conceito entorno do experimento, pois os efeitos visuais e sonoros produzidos pela bobina de tesla são singulares e atraentes visualmente. Se fez uso também da bobina construída em feiras, exposições e visitas de estudantes à Unoesc, divulgando desta forma os cursos de engenharia e atraíndo alunos para o aprendizado da física.

Biografia do Autor

Jean Carlos Hennrichs, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Mestrando em Administração, Especialista em Ciência da Computação, MBA em Gerenciamento de Projetos e Graduado em Ciência da Computação. Certified in IT Service Management - ITIL
Publicado
07-08-2019
Como Citar
Hennrichs, J. C. (2019). BOBINA DE TESLA COMO RECURSO DIDÁTICO E DE PESQUISA. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21642. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21642
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa