PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE EVENTOS VITÓRIA EM VIDEIRA - SC

  • Marco Antonio Guzzi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Juliana Aparecida Biasi Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UTFPR.Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Videira, UNOESC. http://orcid.org/0000-0002-1543-9919

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo buscar e estudar referenciais teóricos e estudos de caso acerca de edificações com a finalidade de uso como centro de eventos para posterior aplicação do conhecimento obtido no desenvolvimento de um anteprojeto que visa a revitalização do Centro de Eventos Vitória (CEVI) no município de Videira (SC). Um centro de eventos é o local especializado para a realização das mais diversas atividades culturais e artísticas. O conhecimento necessário a respeito a este tipo de edificação foi obtido por meio de referencial teórico, assim como de estudo aprofundado a respeito de espaços que promovam atividades culturais. Também foi realizada uma pesquisa de modo a resgatar a história da promoção das manifestações artísticas para entender os anseios da população. O Centro de Eventos Vitória é o principal local para o incentivo à cultura na cidade de Videira. É realizado neste espaço apresentações e exposições artísticas, além de proporcionar à população videirense cursos de instrumentos musicais e de desenho. O espaço não recebeu a atenção adequada nos últimos anos, sua estrutura apresenta patologias e não oferece o conforto térmico e acústico adequado aos alunos e funcionários. Em um segundo momento houve a pesquisa em campo com a visitação e levantamento de potencialidades e deficiências da construção que atualmente abriga o CEVI. Uma revitalização do espaço é fundamental, para tornar o local mais atraente de modo a se trazer mais usuários a seu interior, além de proporcioná-los conforto e acessibilidade, perpetuando a cultura do município.

Biografia do Autor

Juliana Aparecida Biasi, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UTFPR.Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Videira, UNOESC.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR/2006), pós-graduada em Engenharia e Gestão de Projetos (PUCPR/2011) e é Mestre em Engenharia Civil (UTFPR/2018). Atualmente é arquiteta, urbanista, paisagista e professora de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Ensino, com ênfase em projetos, consultoria, gestão de projetos e obras nas subáreas de arquitetura, urbanismo, interiores e arquitetura paisagística.

Publicado
05-08-2019
Como Citar
Guzzi, M. A., & Biasi, J. A. (2019). PROPOSTA DE REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE EVENTOS VITÓRIA EM VIDEIRA - SC. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21600. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21600
Edição
Seção
Videira - Ensino