VILA TÍPICA AUSTRÍACA PARA EVENTOS E EXPOSIÇÕES NA CIDADE DE TREZE TÍLIAS (SC)

  • Monica Carvalho Souza Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Juliana Aparecida Biasi Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UTFPR.Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Videira, UNOESC. http://orcid.org/0000-0002-1543-9919

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um anteprojeto arquitetônico para um Centro de Eventos e Exposições na cidade de Treze Tílias. A metodologia utilizada abordou a pesquisa exploratória, onde houve busca por referenciais teóricos que abordassem temas relacionados ao turismo e as festividades étnicas presentes no município; descritiva, visto que o embasamento adquirido com a pesquisa exploratória foi elucidado; qualitativa, pois analisa percepções do espaço e festividades estudadas; e de estudos de caso, para que houvesse compreensão do funcionamento de locais equivalentes ao tema abordado. Os métodos seguidos para que a pesquisa tivesse êxito foram a busca de referencial teórico por meio de livros, sites e legislações pertinentes ao tema, e visita in loco nos terrenos estudados para implantação do anteprojeto. Durante o desenvolvimento da presente pesquisa se evidenciou a carência por um local que acolha as festividades existentes no município. Para tanto foi definido o programa de necessidades e pré-dimensionamento que atenda às necessidades dos usuários, o organograma e fluxograma que objetivam a eficiência e funcionalidade da edificação, e então a análise e escolha do terreno pertinente a proposta. Foi adotado um conceito e partido arquitetônico que dão significância ao anteprojeto, o auxiliando a atingir seu propósito.

Biografia do Autor

Juliana Aparecida Biasi, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UTFPR.Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Videira, UNOESC.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR/2006), pós-graduada em Engenharia e Gestão de Projetos (PUCPR/2011) e é Mestre em Engenharia Civil (UTFPR/2018). Atualmente é arquiteta, urbanista, paisagista e professora de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Ensino, com ênfase em projetos, consultoria, gestão de projetos e obras nas subáreas de arquitetura, urbanismo, interiores e arquitetura paisagística.

Publicado
05-08-2019
Como Citar
Souza, M. C., & Biasi, J. A. (2019). VILA TÍPICA AUSTRÍACA PARA EVENTOS E EXPOSIÇÕES NA CIDADE DE TREZE TÍLIAS (SC). Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21593. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21593
Edição
Seção
Videira - Ensino