REVITALIZAÇÃO DA SEDE DA EPAGRI DE VIDEIRA COM INSERÇÃO DE MUSEU E ÁREA DE DEGUSTAÇÃO

  • Mauricio dos Santos Ozório
  • Juliana Aparecida Biasi Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UTFPR.Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Videira, UNOESC. http://orcid.org/0000-0002-1543-9919

Resumo

Para compreender a vida cotidiana dos moradores de determinado local, é essencial um olhar analítico do passado e seu desenvolvimento. Os descentes de uma cidade são ligados, de forma atemporal, aos seus colonizadores e ao ambiente em que estão inseridos. Relembrar histórias implica falar da identidade de um povo, ancorada em suas crenças, costumes e, principalmente, na arquitetura. Nesse sentido este estudo tem o intuito de realizar pesquisas teóricas, análise de estudos de caso e pesquisas in loco para desenvolvimento de um anteprojeto de revitalização da antiga casa do administrador da EPAGRI, em Videira. Prevendo, além da revitalização, a inserção de museu e área de degustação, complementados por jardins. Para tanto esta pesquisa traz o embasamento necessário para o desenvolvimento coerente do projeto, um referencial teórico conceituando métodos de intervenção, buscando o mais apropriado. Além disso, este é focado na história que construiu a estrutura identitária da cidade, relembrando sua colonização italiana e a influência da EPAGRI ao longo dos anos, findando com um estudo da legislação local e específica, norteadoras para elaboração do anteprojeto. Assim, diante dessas fundamentações e análise do local e seu entorno, desenvolve-se um programa de necessidades, fluxograma e organograma adequados à proposta, que se mostra conveniente, uma vez que o município carece de um espaço voltado a sua cultura de colonização italiana, um ambiente focado não apenas no turismo e visitação, mas sim na convivência e resgate da memória dos moradores antepassados da região.

Biografia do Autor

Juliana Aparecida Biasi, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, UTFPR.Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Campus Videira, UNOESC.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo (PUCPR/2006), pós-graduada em Engenharia e Gestão de Projetos (PUCPR/2011) e é Mestre em Engenharia Civil (UTFPR/2018). Atualmente é arquiteta, urbanista, paisagista e professora de graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Ensino, com ênfase em projetos, consultoria, gestão de projetos e obras nas subáreas de arquitetura, urbanismo, interiores e arquitetura paisagística.

Publicado
05-08-2019
Como Citar
Ozório, M. dos S., & Biasi, J. A. (2019). REVITALIZAÇÃO DA SEDE DA EPAGRI DE VIDEIRA COM INSERÇÃO DE MUSEU E ÁREA DE DEGUSTAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária, e21591. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/21591
Edição
Seção
Videira - Ensino