ATIVIDADES MOTORAS COM CRIANÇAS PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO

  • Carolini Bringhenti
  • Daniela Zanini UNOESC - Chapecó

Resumo

O estágio multidisciplinar I do curso de educação física da Universidade do Oeste de Santa Catarina visa proporcionar a crianças e pré-adolescentes atividades de educação e saúde. Foram realizadas 14 horas de observação nas aulas de Ballet Clássico das turmas Baby Class e preparatório I, com crianças de 3 a 6 anos, de uma escola de dança de Chapecó. Durante esta etapa foi possível conhecer o local de estágio, verificar os espaço e materiais disponíveis, a metodologia e conteúdos desenvolvidos pelo professor supervisor do estágio. Após este período foi elaborado projeto de intervenção, com o objetivo de vivenciar habilidades motoras por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a socialização das crianças praticantes de Ballet Clássico. O projeto de intervenção teve duração de 10 horas, e aplicado duas vezes por semana, com duração de 45 minutos, cada aula, e os conteúdos desenvolvidos foram os jogos gigantes e circuitos motores. As atividades desenvolveram as habilidades motoras e os aspectos cognitivos. As alunas estavam sempre dispostas e animadas para fazer as atividades porque era algo diferente do que faziam no dia-dia das aulas de ballet.  A experiência de atividades com crianças nessa faixa etária é muito válida, foi necessário buscar uma linguagem adequada a faixa etária. Também possibilitou a vivência com os desafios do dia-dia e qual decisão tomar nesses momentos. Desta forma conclui-se que a realização do estágio é importante para a formação acadêmica, devido as experiências e conhecimentos adquiridos tanto na prática como na teoria.

Publicado
28-08-2018
Como Citar
Bringhenti, C., & Zanini, D. (2018). ATIVIDADES MOTORAS COM CRIANÇAS PRATICANTES DE BALLET CLÁSSICO. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18803