Características de cinco cultivares de mandioca de mesa produzidas na região Oeste de Santa Catarina

  • Thiago Augusto De Carli Universidade Do Oeste De Santa Catarina - UNOESC
  • Alceu Cericato Universidade Do Oeste De Santa Catarina - UNOESC

Resumo

O cultivo da mandioca ocorre em todo território nacional, representando uma das culturas de grande importância socioeconômica para população brasileira. A introdução de cultivares com avaliações criteriosas tem se constituido um  método de melhoramento simples e de baixo custo para seleção em mandioca. O presente trabalho objetivou  avaliar as caracteristicas morfológicas, desempenho agronômico e hedônico de cultivares de mandioca de mesa. O trabalho foi conduzido no município de Maravilha/SC. Foram analisados agronomicamente cinco cultivares de mandioca de mesa: SCS261 Ajubá, SCS262 Sempre Pronto, SCS260 Uirapuru, SCS263 Guapo  e Aipim Brasil. Foram avaliados os parâmetros de parte aerea, de raízes e análise sensorial por meio de teste de degustação. O cultivar de maior rendimento de raízes foi o SCS262 Sempre Pronto. A maior produtividade de parte aérea foi obtida pelo cultivar SCS262 Sempre Pronto. Os cultivares de maior aceitação foram SCS263 Guapo , SCS262 Sempre Pronto e SCS261 Ajubá. Baseando-se nas características observadas e nos resultados obtidos, o cultivar SCS262 Sempre Pronto é indicada para o cultivo no Oeste de Santa Catarina.

Palavras chave: Produtividade de raízes. Produtividade de parte aérea. Análise sensorial.

Biografia do Autor

Thiago Augusto De Carli, Universidade Do Oeste De Santa Catarina - UNOESC
Acadêmico do curso de agronomia, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus de Maravilha, SC. Av. Dr. Orlando Valério Zawadzki, 710 - Universitário, Maravilha - SC, 89874-000, fone: (49) 3664-1855.
Alceu Cericato, Universidade Do Oeste De Santa Catarina - UNOESC
Engenheiro-agrônomo, Dr., Unoesc, campus Maravilha. 
Publicado
28-08-2018
Como Citar
De Carli, T. A., & Cericato, A. (2018). Características de cinco cultivares de mandioca de mesa produzidas na região Oeste de Santa Catarina. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18753
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Pesquisa