GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (TESES E DISSERTAÇÕES) – 1996 A 2015

  • Elton Luiz Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Paula Fernanda Silveira Boiago Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O trabalho tem por objetivo caracterizar a produção acadêmica da área da Educação sobre gestão democrática do ensino público na educação básica, compreendidas as teses e dissertações do período de 1996 a 2015, constantes do Banco de Teses da Capes. Insere-se em um projeto de pesquisa em rede nacional que analisa a temática no contexto da ascensão do município à condição de ente federativo, com incumbência de organizar seu sistema de ensino, e de sua atribuição, pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de definir normas de gestão democrática do ensino público na educação básica. Por meio da adoção de filtros de busca, uma primeira etapa do levantamento compreendeu a identificação do conjunto inicial de trabalhos, observados os seguintes critérios: estar vinculado à área das Ciências Humanas; estar submetido à avaliação da área da Educação; e conter, no resumo, o termo gestão. Desse processo de levantamento resultou a identificação de 4.183 trabalhos. Na segunda etapa da pesquisa, além de elementos que caracterizam a produção acadêmica levantada, foram focalizados os temas relacionados à gestão da educação básica, os quais foram sistematizados em cinco categorias temáticas, do que resultou a seleção de 2.212 trabalhos. Os resultados evidenciam um aumento gradual no número de produções entre 2001 e 2012, com um importante impulso a partir 2013, sobressaindo o enfoque em políticas e gestão da educação (33,4%) e na gestão democrática da escola pública (22,2%), cujos temas cobrem questões atuais da política educacional e de sua interface com a escola pública.

Biografia do Autor

Elton Luiz Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Área das Ciências da Educação.

Paula Fernanda Silveira Boiago, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Estudante do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Cataraina.
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Nardi, E. L., & Boiago, P. F. S. (2018). GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NACIONAL DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (TESES E DISSERTAÇÕES) – 1996 A 2015. Seminário De Iniciação Científica, Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão E Mostra Universitária. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18750
Edição
Seção
PIBIC- CNPq